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5 dicas para quem deseja montar e ter sucesso com uma startup

(Foto: RODNAE Productions/Pexels)

O ecossistema de startups continua crescendo com força total. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem cerca de 13,7 mil empresas na modalidade no Brasil. Mesmo com a quantidade em alta, montar uma startup e se manter no mercado não é uma tarefa tão fácil, é para profissional.

Com essa visão, a Bluefields Aceleradora selecionou cinco dicas para os empreendedores:

1 – Ideia

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Antes de qualquer atitude, é importante ter uma ideia realmente inovadora, já que essa é uma das principais características de uma startup.

“Não adianta fazer mais do mesmo, porque o mercado busca por formas mais eficientes. O ideal no começo é pensar em qual problema a sua empresa quer resolver e, a partir disso, encontrar caminhos para refinar a ideia”, afirma Paulo Humaitá, fundador e CEO da Bluefields.

Outro ponto importante nesse momento é mapear os possíveis concorrentes e se um deles oferece uma solução semelhante. A sua ideia precisa ter um diferencial para se destacar no mercado.

2 – Modelo de negócio 

Depois de definir a ideia é hora de identificar o modelo de negócio que vai seguir.

O modelo de negócio ajuda o empreendedor a entender informações importantes sobre a empresa como atividade principal, recursos, fonte de custos e de receita, clientes, parceiros, entre outros dados. Parece fácil, mas não só sentar e escrever o que você imagina como ideal, o principal é colocar tudo à prova, testar!

Existem vários modelos de negócios diferentes e é importante buscar uma alternativa que seja condizente com os objetivos da empresa, já que esse é um plano que auxiliará no crescimento do empreendimento.

3 – Parceiros

De acordo com um levantamento publicado na Harvard Business Review, metade dos CEOs entrevistados afirmam que já se sentiram sozinhos e relataram que isso torna-se um problema no dia a dia. Empreender pode ser uma jornada solitária em algum momento, principalmente no início.

A sensação de solidão pode ser diminuída quando outros profissionais do mercado estão dispostos a ajudar empreendedores. Ter contato com mentores e outros empreendedores pode diminuir o sentimento de solidão.

4 – Validar

A validação do negócio é uma das fases mais importantes, porque esse é o momento de saber se a ideia que será implementada é viável no mercado ou não.

Uma das formas mais utilizadas para validar uma ideia é o MVP (Minimum Viable Product), que é uma versão mais simples do negócio.

Uma boa alternativa é buscar pessoas que já estiveram lá. “Aqui na Bluefields oferecemos o programa Sparks que ajuda os empreendedores nas etapas iniciais do negócio. Com o Sparks, os profissionais lapidam a ideia do projeto, testam e aprendem o que o mercado quer da sua startup. Além disso, oferecemos uma rede de mentores, benefícios exclusivos e parceiros que auxiliam em etapas específicas da empresa”, explica Humaitá.

5 – Investimentos

Depois de definir a ideia, validar o modelo de negócio, encontrar parceiros de jornada e validar o negócio, é hora de buscar investimentos para a startup.

Nessa etapa é muito importante ter contato com pessoas e, principalmente, profissionais do mercado que estão dispostos a ajudar nesse processo.

“É importante seguir todos os passos com ética e integridade para conquistar a confiança dos investidores no negócio e, assim, obter o tão esperado investimento. Os empreendedores precisam realmente acreditar no negócio e já conseguimos ajudar dezenas de startups a terem acesso ao investimento e decolarem o negócio”, finaliza Humaitá.

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