Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

STJ decide que ITBI deve ser calculado sobre valor de mercado do imóvel – Por André Garrido

*Por André Garrido – 11/03/2022

Em 03 de março do corrente ano, a Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça – STJ decidiu, à unanimidade, que o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis – ITBI, cuja cobrança é de competência dos municípios, deve ter como sua base de cálculo “o valor do imóvel transmitido em condições normais de mercado, não estando vinculada à base de cálculo do IPTU, que nem sequer pode ser utilizada como piso de tributação”.

A decisão, proferida em sede de Recurso Repetitivo no julgamento do Recurso Especial nº 1.937.821/SP, cadastrado como Tema 1.113, também estabeleceu que o valor da transação declarado pelo contribuinte goza da presunção de que é condizente com o valor de mercado, somente podendo ser afastada mediante instauração de processo administrativo próprio, não podendo, ainda, o Município, arbitrar previamente a base de cálculo do ITBI com respaldo em valor de referência por ele estabelecido unilateralmente.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Nos termos do voto do Min. Gurgel de Faria, relator do Recurso, “no que tange à base de cálculo, a expressão ‘valor venal’ contida no art. 38 do CTN deve ser entendida como o valor considerado em condições normais de mercado para as transmissões imobiliárias”.

Ainda, ao elaborar o relatório e o voto vencedor, arguiu o Min. Relator que, no caso do IPTU, lançado de ofício, o fisco tem por base uma “Planta Genérica de Valores”, aprovada pelo Legislativo, que considera aspectos amplos e objetivos, como localização e metragem do imóvel.

Já no caso do ITBI, a base de cálculo deve considerar o valor de mercado do imóvel individualmente considerado, visto que há um acordo de vontade entre duas partes, e o valor é definido a partir de uma gama maior de fatores, ressalvado o direito da fiscalização tributária de revisar o valor declarado, por meio de regular instauração de processo administrativo.

Caso a incidência do ITBI estivesse atrelada a do IPTU, haveria a adoção desse valor de referência, a Planta Genérica de Valores, como primeiro parâmetro para a fixação da base de cálculo do ITBI. Nesse caso, o imposto em comento teria que ser calculado e enviado para cobrança por iniciativa do Fisco (Lançamento de Ofício) e, caso o contribuinte não concordasse com o montante cobrado, teria que contestar os valores através de procedimento administrativo próprio, o que envolveria mais burocracia para o cidadão.

Desta feita, aconteceria uma espécie de “inversão do ônus da prova” em desfavor do contribuinte, que teria oposto contra si o encardo de demonstrar que os cálculos do Fisco estariam imprecisos, o que subverteria o procedimento instituído no art. 148 do CTN, pois, a toda evidência, resultaria em arbitramento da base de cálculo sem prévio juízo quanto à fidedignidade da declaração do sujeito passivo, prejudicado seu o direito ao contraditório e à presunção de boa-fé.

Nos termos do Min. Relator, “o ITBI, em razão de seu fato gerador, somente comporta duas das modalidades de lançamento originário: por declaração ou por homologação, a depender da legislação municipal de cada ente tributante, sendo inviável ao fisco proceder, de antemão, ao seu lançamento de ofício.”

Portanto, é possível constatar, já que o Fisco deve ter previamente as informações que devem ser prestadas pelo contribuinte, dadas as características próprias do fato gerador desse imposto, a base de cálculo do ITBI deve ser o valor do imóvel transmitido, in concreto, valor este auferível através da declaração prestada pelo contribuinte, ressalvada a possibilidade de a administração tributária rever tais valores, antes ou depois do pagamento, a depender da modalidade do lançamento (Declaração ou Homologação), desde que instaurado o procedimento administrativo próprio.

Nesse procedimento, deverão ser apuradas todas as peculiaridades do imóvel (benfeitorias, estado de conservação, etc.) e as condições que impactaram o negócio jurídico realizado, sendo assegurados os princípios da ampla defesa e do contraditório que possibilitem ao contribuinte justificar o valor declarado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado