Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

O que é o mercado de opções?

Os compradores são os titulares – aqueles que compram do lançador o direito de comprar ou de vender um ativo. Foto Ilustrativa

O mercado de opções trabalha com expectativas futuras. Nele, é possível vender e comprar, hoje, um direito de comprar ou vender um ativo, por um preço específico em uma data específica, no futuro. Ou seja: o que se negocia no presente é o direito de compra ou venda de algo no futuro, já determinando o preço e a data em que essa operação vai acontecer.

Em outras palavras, as opções são como contratos que selam acordos de compra ou venda de um ativo no futuro. Ele funciona como um mercado mesmo, com diferentes contratos (opções), a diferentes preços e prazos, e disponíveis para quem quiser comprar ou vender.

Como acontece em qualquer mercado, no de opções existem os vendedores e os compradores. Os vendedores são conhecidos como lançadores – ou seja, aqueles que lançam um contrato (uma opção). Os compradores são os titulares – aqueles que compram do lançador o direito de comprar ou de vender um ativo.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Qualquer investidor pode ser um lançador. É possível registrar uma opção de ações da empresa A, definir quanto ela vale e qual o prazo de validade dela. Da mesma forma que qualquer investidor pode comprar uma opção.

Existem vários fatores que influenciam esse valor e a diferença entre uma opção e outra do mesmo ativo pode ser centavos. Se o preço definido pelo investidor estiver muito fora da realidade do mercado, essa opção encalha.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado