Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Cenários cinematográficos para visitar – Parte II – Por Jeane Meire

Imagem ilustrativa da Grécia(Foto de Alex Azabache no Pexels)
Imagem ilustrativa da Grécia(Foto de Alex Azabache no Pexels)
*Coluna Por Jeane Meire – 05/03/22

 O Poderoso Chefão

Francis Ford Coppola escolheu autênticas cidadezinhas sicilianas para gravar os momentos de Michael na Itália e você pode conhecer três delas em um único dia. Apesar de Corleone, a cidade-natal da família de mafiosos, realmente existir e ficar ao sul de Palermo, nenhuma cena foi gravada lá.  O fato é que diferentes lugares foram usados como locações de O Poderoso Chefão. E, como três desses pontos ficam bem perto de Taormina, você pode conhecer um passeio de um dia de carro.

Michael chega na Sicília com os seus capangas e decide ir caminhando até a cidade de sua família. Depois de subir uma colina, um deles aponta para o alto e diz: “Corleone”. O panorama que aparece no filme é a pequena Motta Camastra. A vista é admirada pelos turistas e o lugar tem a tranquilidade de uma cidade com menos de mil habitantes. 

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Próxima cena. Uma igreja, que volta a aparecer em O Poderoso Chefão II e O Poderoso Chefão III é a Chiesa di Sant’Agostino, que  fica em Forza d’Agrò. A cidade tem um pouco mais de movimento por causa do Castello  Argano, uma fortaleza do século 11. 

E Savoca. Michael vê Apollonia pela primeira vez e descobre que se trata da filha do dono do bar local. É ali mesmo  que ele pede a mão da moça em casamento. O estabelecimento se chama Bar Vitelli e funciona. Passa um tempo e Michael e Apollonia se casaram. A igreja que aparece na cena é a Chiesa di San Nicolò, a poucos minutos do Bar Vitelli. E é na praça em frente ao Bar Vitelli que é feita a festa de casamento dos personagens. O espaço hoje possui uma escultura espelhada que homenageia Coppola. 

Mamma Mia

O cenário onde o primeiro longa se passa fica em território grego, entre as ilhas de Skopelos e Skiathos, localizado no Mar Egeu. A cena da chegada dos três pais foi gravada em Skiathos. O local é o que tem mais gravações durante o primeiro filme. A ilha é pequena e de beleza paradisíaca com muitos pontos para visitar, como a praia de Koukounaries, ruínas arqueológicas e mosteiros.

E a ilha de Skopelos possui um ar de tranquilidade. Para o visitante chegar precisa pegar o trem a partir de Skiathos, com uma hora de viagem. Algumas cenas também foram gravadas na praia de Kastani Bay e a encenação da Villa Donna, na praia Glisteria. A continuação do filme com músicas do ABBA, estrelado por Meryl Streep, também foram gravadas entre as ilhas de Skopelos e Skiathos, no Mar Egeu.

Avatar

As montanhas de Tianzi, na China, revelam uma paisagem emblemática e extraordinária da produção cinematográfica. As montanhas estão localizadas na província chinesa de Hunan, na reserva natural de Zhangjiajie. Com mais de 300 milhões de anos, rodeadas de muita vegetação, abismos e natureza em estado puro, cor verde característica às chuvas frequentes que banham as suas encostas, desde 1992, as montanhas Tianzi são Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Sua montanha mais alta tem 1.300 metros e está rodeada por mais de 3 mil pilares rochosos que se elevam em meio a uma densa vegetação e chegam a ter 200 metros de altura.

Música no Coração 

Jardins Mirabell Gardens do Palácio com o mesmo nome: é o último ponto de passagem de Maria e das crianças ao som do ‘Do-Re-Mi’. Praça Residenz e a sua fonte: Maria cruza esta praça no autocarro que a leva do Convento para a Trapp Villa ao som do “Eu tenho confiança em mim”.

Em Petersfriedhof  ou Cemitério S. Pedro é filmada a cena onde a família é perseguida pelos policiais nazistas. No Hellbrunn Palace podemos encontrar o Pavilhão de vidro onde foi filmada uma das mais românticas cenas do filme. Foi o convento Stift Nonnberg: que serviu de inspiração para a gravação em estúdio e onde foi filmada a cena onde as freiras cantam “Maria”.

Game of Thrones

A Croácia foi um dos países escolhidos para servir de cenário de  duas regiões de Westeros: Porto Real e Braavos. E Porto Real, ou King’s Landing,  foi uma das localidades mais importantes na série e apareceu em todas as temporadas de Game of Thrones, especialmente na última. A base para as filmagens externas da capital dos Sete Reinos foi filmada em Dubrovnik. A cidade se tornou centro turístico desde que o GoT começou a usar como locação. Dubrovnik é considerada uma das cidades mais bonitas da Croácia. O centro histórico da cidade foi fundado no Século VII e é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Com muros e fortes que, envolvendo as casas medievais, contrastam com as águas de um azul impressionante do Mar Adriático, na mesma cidade você encontra a imponente Minčeta Tower, que é o ponto mais alto de Dubrovnik e oferece uma vista deslumbrante da Cidade Velha, ou melhor, a Casa dos Imortais em Qarth no episódio 10 da segunda temporada, intitulado ‘Valar Morghulis‘, quando Daenerys procura a entrada nas paredes em busca dos dragões roubados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado