Pesquisar
Close this search box.

Regulamentação da cachaça brasileira é discutida por Ministérios

O Nordeste e alguns estados do Sudeste são fortes produtores da bebida. Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Além de patrimônio histórico e cultural do Brasil, a cachaça também é a peça-chave de diversos roteiros turísticos no país. O Nordeste e alguns estados do Sudeste são fortes produtores da bebida. Devido essa importância, na ultima quinta-feira, 03 de março, ocorreu uma audiência pública que busca padronizar e regulamentar a identidade e a qualidade da aguardente de cana e da cachaça brasileira.

Promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a reunião também contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. A reunião contou com a participação de produtores, consumidores, representantes do setor e da sociecidade. Na ocasião foi discutida a definição de nomenclaturas e de um formato padrão de rótulos e embalagens, além da classificação dos produtos.

O projeto Experiências do Brasil Rural, iniciado em 2021, objetiva impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras a visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo, a partir da formatação e do posicionamento de roteiros. A partir da próxima semana, o Ministério do Turismo selecionará oito roteiros turísticos pertencentes às cadeias agroalimentares do café, cachaça, farinha de mandioca e mel.

“Regulamentar e padronizar estes dois símbolos brasileiros é de suma importância para quem faz turismo e para os que produzem estas bebidas, que são fonte de renda de tantos brasileiros. Além disso, eles fazem sucesso nas nossas feiras internacionais, sendo, inclusive, um dos momentos em que registramos a maior procura, com filas nos nossos estandes”, destacou o ministro Gilson Machado Neto.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado