Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

O que um Designer tem a ver com a sua carreira? – Por Lise Aguiar

*Coluna por Lise Aguiar, 04/03/2022

Você já se deparou com alguns desses pensamentos quando o assunto é carreira?

“Só serei feliz profissionalmente se for bem-sucedido”.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“É tarde demais para fazer uma mudança profissional”.

“Meu diploma determina a minha carreira”.

Muitas pessoas têm crenças disfuncionais que precisam reformular para estruturar seu futuro profissional. Encontrar a ideia certa não é, necessariamente a melhor estratégia, mas sim, entender que precisamos ter muitas ideias para explorar diferentes possibilidades para a construção do projeto de carreira.

Ao propor essa diversidade de ideias é comum nos depararmos com pessoas que “empacam” em relação à diversidade de possibilidades. Te convido aqui a entender como funciona o pensamento de um designer para que você possa explorar as possibilidades e projetar uma vida feliz.

Pensamento de Designer

Todas as criações começaram com um problema a ser resolvido e projetar a sua carreira não envolve, necessariamente, um objetivo tão claro e definido de onde se quer chegar, tendo em vista as variáveis externas que fogem do nosso controle. Desta forma, entendemos que a vida profissional não pode ser perfeitamente planejada e que não há apenas uma solução e que isso precisa ser visto como algo positivo.

Há muitos projetos para sua vida, há muitos caminhos que podem ser trilhados e o importante é concentrar sua atenção em como vivenciar a jornada de crescimento e mudança.

Aqui vamos reformular a pergunta que fizemos anteriormente sobre “O que você quer ser quando crescer?” em “Em que ou no que você quer crescer? Quem você quer se tornar? Como criar uma vida profissional prazerosa e feliz?”

Não se trata somente de responder essas perguntas uma única vez e parar por aí. Há muitas perguntas que persistem em cada etapa do percurso….

5 atitudes para projetar sua vida

Trago aqui, como sugestão dos autores Bill Burnett e Dave Evans, ferramentas de design que ajudarão a construir seu projeto de carreira.

  1. Seja curioso pois a curiosidade torna tudo novo e te convida a explorar;

  2. Permita-se experienciar e aceite mudanças. O designer está sempre focado no que vem a seguir e não em qual será o resultado final;

  3. Aprenda a reformular problemas pois isso te ajudará a sair de impasses e é essencial para encontrar os problemas e as soluções corretas;

  4. Construa uma jornada tendo plena consciência que, ao longo do processo, você poderá fazer escolhas erradas e consequentemente, abrir mão de certas coisas. O caos também favorece a criação de soluções, por isso, curta cada etapa dessa jornada;

  5. O design é um processo colaborativo e as melhores ideais poderão vir de outras pessoas. Para isso, você precisa apenas perguntar e saber quais as perguntas certas a fazer.

A metodologia que o design oferece, te ajuda a construir um caminho a partir de qualquer ponto, porém, antes de decidir qual direção deva seguir, lembre-se sempre de analisar onde está e quais problemas (nesta etapa da jornada) está buscando resolver.

Muitas vezes, decidir sobre qual problema irá se dedicar a resolver é a decisão mais importante a tomar e entenda que para isso precisa definir se, no cenário atual, está querendo adquirir algo ou perder algo.

No seu cenário atual de carreira, você está buscando ganhar mais, um emprego melhor, mais reconhecimento ou está somente descontente ou querendo algo realmente para sua vida profissional?

Este será seu ponto de partida!! Comece daí e considerar as cinco atitudes mencionadas acima para iniciar a projetar sua carreira para 2022. Lembre-se: o foco não é o resultado final, e sim, a jornada a ser construída para chegar lá.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado