Como Compreender Moda, Tendência e o Comportamento de Consumo – Por Mônica Albuquerque

*Coluna por Mônica Albuquerque,26/02/2022

Os termos ‘Moda’ (Fashion) e ‘Tendência’ (Trend), são comumente utilizados em nosso cotidiano, nas mídias, sejam elas impressas ou digitais, e muitos acreditam que possuem o mesmo significado. Apesar de caminharem juntos, como vemos inclusive a expressão ‘Fashion Trends’ muito utilizada no streetstyle, que significa ‘Tendências de Moda’, eles possuem sentidos diferentes.

A moda é um dispositivo social que nos auxilia na construção da nossa imagem e influencia nosso comportamento. Ela está em toda parte, e, portanto, compreender a moda e de onde surgem as tendências, vai muito além do que só identificar o que está em uso em um determinado lugar ou momento. A moda pode está relacionada à vários aspectos, sejam eles sociais, econômicos, culturais, dentre outros, que afetam o comportamento de consumo e consequentemente, isso irá refletir nas próximas tendências da estação que serão lançadas pela indústria da moda.

Vale lembrar ainda, que para se tornar moda, seja uma roupa, um corte de cabelo, um penteado ou até mesmo uma atitude, é preciso que seja adotado por um grande número de pessoas. Além disso, uma das principais características da moda é a sua efemeridade, ou seja, ela possui um curto espaço de tempo.

Uma moda geralmente possui começo, meio e fim. Ela começa pequena, vai aos poucos ganhando maior proporção até atingir o seu ponto máximo (quando está sendo usada pela maioria das pessoas) no streetstyle ou estilo de rua, e aos poucos percebemos que ela começa a declinar. E, é justamente nesse momento que começa entrar outra moda ou uma nova tendência pra substituir a anterior.

Entender a moda é entender as pessoas e a relação que elas possuem com o mundo que as cerca. Ela faz parte do nosso dia a dia e poucos não são afetados por ela. Como afirma Fiona Folks em seu livro Como compreender Moda: “A moda é capaz de reinventar o passado, utilizando tanto a fusão como a reinterpretação de estilos, mas sempre de uma maneira inovadora.”

E quando falamos em inovação, a ‘pesquisa de tendência’ tem justamente esse propósito, o de procurar antever o que vai acontecer ou que moda vai realmente pegar. Esta pesquisa pode ser feita em vários níveis, podemos pensar numa pesquisa de confirmação de tendências quando as coleções serão lançadas e estão indo para as vitrinas das lojas. São mais utilizadas quando se deseja identificar aquelas tendências já consolidadas, ou seja, aquilo que já está acontecendo, para saber por exemplo, se aquela coleção que foi criada e lançada por uma marca, está se confirmando e se também outras marcas concorrentes apostaram ou não.

Uma outra forma de pesquisar tendências é ficar atento às mudanças de comportamento, que geralmente estão relacionadas ao que está acontecendo no mundo naquele momento. Porém de forma antecipada, para compreender como as pessoas estão se sentindo ou o que estão buscando, quais as suas necessidades e desejos (que mudam o tempo todo), como se comportam em grupo, ou ainda, em que camadas da sociedade estão inseridas.

Com base nesses questionamentos, pode-se começar a imaginar sobre quais produtos as pessoas estão dispostas à comprar, o que elas vão querer ter ou possuir, de que forma querem se vestir, ou ainda, que imagem querem passar ou construir para si mesmas, como querem ser vistas ou lembradas daqui alguns anos…

Já a pesquisa de tendência voltada para a indústria têxtil é feita com anos de antecedência para que esta desenvolva os tecidos que serão vendidos para as indústrias de confecção, e da confecção em alguns meses serão desenvolvidas as novas coleções para chegarem às lojas e serem comercializadas.

A pesquisa de tendência, não é voltada somente para o mercado da moda no sentido de roupa, vestuário, mas também serve para a indústria de eletrônicos, carros, bebidas e vários outros segmentos.

Diferentemente da moda (aquilo que está em uso no momento), a tendência é sempre uma ideia, que além de identificar comportamentos, transforma referências e inspirações em produtos a serem comercializados no mercado. E, como tal, pode influenciar não só a moda, mas a arte, a decoração, o design de interiores e o gosto estético.

Grande abraço e até a próxima semana!

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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