Cenários de filmes icônicos para visitar – Parte I – Por Jeane Meire

*Coluna Por Jeane Meire – 26/02/22

Quem nunca teve vontade de imergir na telinha da TV e viver com os personagens dos filmes favoritos. Histórias que fazem parte do nosso imaginário são compostas de narrativa e lugares mas que lugares são esses? É possível estar no cenário de um filme sem estar sonhando ou em realidade virtual, a nova febre do momento? O que você pode não saber é que alguns cenários existem de verdade e são abertos ao público. Conheça locais que farão você sentir que faz parte das grandes produções cinematográficas.

O Senhor dos Anéis e O Hobbit

O cenário fica na pequena cidade de Matamata, na Nova Zelândia. O icônico mundo criado pelo escritor britânico J. R. R. Tolkien também foi um sucesso de adaptação para o cinema e  o Hobbiton Movie Set pode ser visitado.

Harry Potter

O clássico foi gravado em locações diferentes. A Christ Church, em Oxford, no Reino Unido, é apenas uma das áreas usadas pelo filme na Universidade de Oxford.  Outro espaço utilizado é a Estação de King’s Cross, Londres, Inglaterra, mais um dos muitos lugares que podem ser visitados pelos fãs da saga. 

10 coisas que eu odeio em você

O local da cena clássica, quando Patrick (Heath Ledger) canta “Can’t Take My Eyes Off Of You” para Kat (Julia Stiles) nas escadarias da escola, existe e se chama Stadium High School, localizado em Tacoma, Washington.

Sex and the City

O apartamento da personagem Carrie Bradshaw é disponibilizado pelo Airbnb, recriado como o da série para ser alugado em Nova York. O espaço conta com ar-condicionado, Wi-Fi, local de trabalho exclusivo entre outras coisas do filme.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O filme tem partes importantes que se passam no local onde Amélie trabalha como garçonete. O Café des Deux Moulins fica na 15 Rue Lepic, em Paris, na França, e pode ser visitado por quem quiser sentir a vibração parisiense do mundo de Amélie.

Petra, Jordânia – Indiana Jones

Petra hoje é uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno e considerada patrimônio histórico da UNESCO. Um lugar de história, fé, mistério, riqueza e um espetáculo de engenharia acompanham a trajetória. No século I a.C. a capital do Império Nabateu já mostrava seu poder na cidade esculpida nas pedras, ao sul da atual Jordânia. O legado desse povo nômade árabe é impressionante e serviu de cenário para o clássico Indiana Jones. 

Kualoa Ranch, Oahu, Havai – Jurassic Park

Kualoa é uma reserva natural privada de 4.000 acres e fazenda de gado, além de uma atração turística popular e local de filmagem na costa de barlavento de Oʻahu, no Havaí. É cerca de 38 quilômetros de Honolulu e 32 quilômetros de Haleiwa. A fazenda consiste em 3 vales: Vale Kaʻaʻawa, Vale Kualoa e Vale Hakipuʻu. 

Maya Bay, Koh Phi Phi Le, Tailândia – A Praia

Maya Bay é uma das praias mais lindas do mundo e, assim como o Rio de Janeiro é pro Brasil, é o cartão postal mais famoso da Tailândia. Desde que Leonardo DiCaprio colocou os pés ali para gravar A Praia, o paraíso nunca foi o mesmo. O local tornou-se um dos destinos mais procurados de quem visita o país.

Tunísia – Star Wars

A província desértica, que no passado esteve na rota de diversos povos, nômades e comerciantes, que a tornavam um local dinâmico e diverso, sob um clima e temperatura brutais, se chama Tataouine. A influência da geografia e da cultura da Tunísia em Star Wars é nítida e vai além do nome do planeta natal de Anakin e Luke Skywalker, Tatooine. Mas a saga de George Lucas ficou tão grande que ela acabou também gerando um impacto duradouro no país. Os mochileiros galácticos, como o site oficial de Star Wars chama os turistas que visitam as locações da saga, são uma importante fonte de renda para o turismo local e as referências são tantas que dá uma coluna especial só sobre a Tunísia e Star Wars. Fico devendo.

Na próxima semana, eu trago outros lugares que serviram de cenário para clássicos como O Poderoso Chefão, Mamma Mia, Avatar, Música no Coração e até da série Game of Thrones.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

 

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado