Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Pesquisa inédita feita com neurociência revela expectativas para volta do trabalho presencial em 2022

(Foto: Mikhail Nilov/ Pexels)

Passados dois anos desde o início da pandemia, é inegável que mercado de trabalho sofreu diversas alterações para sua adaptação. Com a ascensão dos modelos home office e híbrido, muitos são os profissionais que não pensam em retornar para o trabalho presencial. A startup fiter – primeira empresa brasileira a utilizar neurociência e psicologia aplicada a gestão de pessoas – realizou um estudo voltado aos índices de felicidade dos colaboradores atuantes em cada regime com dados armazenados durante o período de julho a outubro de 2021.

Segundo Sergio Amad, CEO da organização e responsável pela avaliação, “A ferramenta que alia tecnologia e humano ciência possui em sua composição quatro dimensões globais voltadas à medição da felicidade no ambiente de trabalho, são elas: pessoa certa no lugar certo; orgulho de pertencer; clima no trabalho e produtividade”.

A análise para medir os índices de felicidade dos colaboradores nos três modelos de trabalho, incluiu 30 empresas localizadas em todo o território nacional e 29 mil funcionários. A pesquisa demonstrou que, ao decorrer dos meses, o home office tornou-se preferência para mais de 94% dos profissionais, seguido pelo modelo presencial com 87% e, por último, o híbrido com 85%. “Foi evidenciado que o trabalho home office teve grande contribuição na percepção geral de felicidade no trabalho, com aumento de oito pontos percentuais comparado com a atuação híbrida. Tratando-se do modelo presencial, o home office obteve um ganho de sete pontos percentuais”, explica o especialista. Ainda, completa “A atuação híbrida é a grande novidade, foi adotada em maior escala após o cenário de retorno gradativo da atuação presencial nas empresas brasileiras. As empresas estão se adaptando ao modelo híbrido e o número de felicidade demonstra um cenário com muito potencial de evolução em 2022”.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

No que diz respeito aos índices comparativos de produtividade em cada prática, o trabalho presencial recebeu destaque após apresentar um aumento de 5% se comparado a atuação híbrida e 4% no que se refere ao home office. “O cenário muda quando analisamos o clima no trabalho de cada forma de atuação. O home office foi responsável pelo maior índice de clima favorável para o trabalho, com aumento de 19 pontos percentuais comparado com a atuação presencial”, afirma Sergio.

Na média, a taxa de felicidade em home office de empresas no Brasil ficou em 94%. O estudo apresentou que na média comparativa, as empresas com atuação home office potencializam a percepção de felicidade, na contrapartida a percepção de produtividade perde quatro pontos percentuais na comparação com a atuação presencial.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado