Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Parceria visa a promoção do desenvolvimento sustentável em Fortaleza

A iniciativa estará vigente nos próximos 24 meses. Foto de Akil Mazumder no Pexels

O Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) é o novo parceiro do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) na colaboração para ações voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável, integrado e inclusivo. A parceria foi firmada após a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) que marca o início de uma cooperação voltada à Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Iplanfor é uma autarquia da Prefeitura de Fortaleza, responsável por dar suporte ao planejamento integrado da capital cearense e região. O instituto atua na geração de dados locais, avaliação de políticas públicas, articulação do planejamento estratégico e fomento a iniciativas inovadoras.

Com a cooperação, a ideia é fomentar a implementação da Nova Agenda Urbana (NAU) e da Agenda 2030, com destaque para o Objetivo Sustentável (ODS) 11 – tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A colaboração terá foco no compartilhamento de conhecimentos, informações, dados, técnicas e metodologias para realizar atividades e projetos de forma conjunta em áreas relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável, com destaque para produção e gestão de dados sobre território, políticas públicas participativas e inovação urbana. A iniciativa estará vigente nos próximos 24 meses.

“Com esse acordo, temos o apoio de um parceiro chave na implementação de boas práticas para desenvolver um futuro urbano melhor e mais humano. As trocas de práticas e conhecimento que teremos com Fortaleza serão benéficas não apenas para sua região metropolitana, proporcionando uma maior qualidade de vida aos seus cidadãos, mas também poderá servir de exemplo para outros centros urbanos no Brasil e em outros lugares do mundo.”, afirma o oficial sênior internacional do ONU-Habitat para o Brasil e Cone Sul, Alain Grimard.

O acordo prevê a elaboração de um plano de trabalho para estruturar as atividades que serão desenvolvidas. A ideia é que a parceria possa gerar trocas de experiências para aprimorar o desenho de políticas públicas e de ferramentas de gestão de informação na região – o que tem o potencial de contribuir para a melhora na qualidade de vida dos habitantes da região de Fortaleza.

Entre as ações realizadas pelo ONU-Habitat estão o fornecimento de orientação técnica, metodologias, ferramentas e boas práticas em temas relacionados à urbanização sustentável, o apoio na mobilização de parcerias, e a possibilidade de participação em eventos organizados pelo Iplanfor.

Já a Prefeitura de Fortaleza, através do Iplanfor, será responsável por mobilizar diferentes atores locais para apoiar ações voltadas ao desenvolvimento urbano sustentável do município e disseminar a Nova Agenda Urbana e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável na RMF.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado