Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Golpe do empréstimo consignado cresceu 165% em 2021

(Foto:Liliana Drew/Pexels)

Em 2021, as fraudes contra clientes de bancos cresceram 165%, e muitas delas tiveram como alvo idosos e pessoas que, antes da pandemia e do isolamento social, não eram tão familiarizadas com operações financeiras no ambiente virtual.

Esse é o caso do golpe do empréstimo consignado, que tem servido como isca para criminosos atraírem funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS. O consignado é um tipo de empréstimo que desconta o valor da parcela diretamente do contracheque, holerite ou benefício do INSS.

Ele costuma ser oferecido para funcionários públicos, aposentados e pensionistas, e normalmente tem condições mais vantajosas que outras linhas de crédito, dado o baixo risco de inadimplência. No início de 2022, o INSS divulgou um alerta para golpes envolvendo o consignado.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

As abordagens costumam envolver falsos funcionários de instituições financeiras ou do próprio INSS oferecendo vantagens exageradas para esse tipo de empréstimo.

Na maioria dos casos, os criminosos entram em contato com a vítima como se fossem instituições financeiras oferecendo empréstimo consignado com condições extremamente vantajosas, desde o valor disponível para contratação até taxas de juros bastante reduzidas.

Quando a pessoa se interessa pela oferta e decide contratar o empréstimo, os golpistas pedem que ela faça um depósito antecipado para que o valor seja liberado.

Em outras situações, supostos funcionários do INSS ligam ou enviam e-mails para os beneficiários pedindo seus dados pessoais e bancários. Depois, os golpistas utilizam essas informações para abrir contas fraudulentas e até mesmo conseguir cartões de crédito e empréstimos como se fossem a vítima.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado