
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (ABRINT) apresentou na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) uma denúncia contra o projeto piloto para o compartilhamento de postes elaborado em conjunto pela operadora de redes neutras UFINET e a concessionária de energia ENEL.
Segundo a Associação, o projeto, que visa estudar novas soluções para o compartilhamento de postes na cidade de São Paulo (SP), fere os princípios de isonomia e competitividade do mercado de telecomunicações.
O ordenamento dos postes é muito importante para o setor e a ABRINT defende novas regras de compartilhamento dessas infraestruturas. Contudo, a instituição não concorda com a posturas de pressionar provedores a contratarem uma suposta rede neutra.
“Por isso, pedimos à ANATEL que tome as devidas providências para suspender o projeto piloto, a fim de evitar mais prejuízos aos provedores”, defende Alessandra Lugato, diretora-executiva da ABRINT.
O processo corre na ANATEL e a ABRINT informou que irá monitorar o assunto junto ao órgão regulador.