É possível pedir o visto para morar em Portugal entrando como turista?

É possível pedir o visto para morar em Portugal entrando como turista
Foto: Divulgação

*Por Cristina Maya

Os brasileiros que desejam imigrar para Portugal precisam pesquisar e entender quais são as modalidades de visto adequadas para cada tipo de pessoa. Isso porque, assim como os vistos para os Estados Unidos, há muitas opções.

Segundo Cristina Maya, apresentadora do canal Vamu Ver!, que trata de assuntos da imigração para Portugal e dicas de turismo, algumas das principais dúvidas do público estão relacionadas às modalidades de visto e como viver no país. “Cada vez mais brasileiros têm interesse em se mudar e imigrar para países europeus ou para os Estados Unidos, então é natural que eles queiram entender o processo imigratório”, conta.

Além das incertezas sobre como funcionam os processos de visto, as pessoas também desejam saber como podem fazê-lo. Uma das dúvidas recorrentes respondidas pela youtuber é se existe possibilidade de viajar para Portugal como turista e solicitar o visto de residência D7 já estando no país.

Nesses casos, Cris ressalta que não. “O visto é uma permissão para entrar em Portugal e durante um prazo dar entrada na residência legal para morar. Ao entrar no país como turista, o período de permanência máximo é de 90 dias. É importante destacar que existem vistos temporários e vistos de imigração, ou seja, que permitem a residência, e que para brasileiros não existe o visto de turista para Portugal”, alerta.

No entanto, aqueles que pretendem estender a estada como turistas podem solicitar a prorrogação pelo SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) ou solicitar a manifestação de interesse, que é baseada nos artigos 88 e 89 da Lei de Estrangeiros 23/ 2007. Essa, quando aprovada, aí sim, há como trabalhar, estudar e residir legalmente em território nacional português. Essas e outras informações detalhadas, assim como as experiências dos entrevistados estão disponíveis para acesso público no canal Vamu Ver! no YouTube.

*Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver! É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado