Commerce Media e dados first-party: 2022 é o ano da aceleração da publicidade

2022 é o ano da aceleração da publicidade
(Foto:Mikael Blomkvist/Pexels)

O ano de 2021 foi de adaptação, com os consumidores se ajustando às novas formas de fazer compras e interagir com a publicidade após as grandes transformações ocorridas em 2020. Embora as mudanças repentinas nem sempre sejam fáceis, muitos medos foram desaparecendo gradualmente e o que era novo se tornou confortável. Esse conforto, aliado à convergência do comércio e da inovação, indica que se 2021 foi o ano da adaptação, 2022 é o ano da aceleração do marketing e da publicidade.

Especialistas da Criteo, empresa global de tecnologia que fornece plataforma Commerce, analisaram o mercado no ano passado e identificaram as principais tendências para os profissionais de marketing considerarem ao planejarem para 2022.

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“Os consumidores poderão retomar os planos que foram adiados devido ao início da pandemia. Além disso, os profissionais de marketing irão avançar com novas abordagens que melhor atendem a vida de seus clientes – tudo isso enquanto adaptam suas estratégias para a próxima evolução da publicidade”, destaca Tiago Cardoso, diretor geral da Criteo para a América Latina.

A ascensão do comércio eletrônico continuará a alimentar a internet aberta

O e-commerce decolou em 2020 e teve crescimento sustentável ao longo da pandemia. De acordo com a eMarketer, as vendas de comércio eletrônico continuarão a crescer em dois dígitos até 2023, ocupando uma parcela maior do total de vendas no varejo em todo o mundo. Além disso, o eMarketer cita que o final de 2021 marcou o momento em que os gastos globais com anúncios cresceram mais rápido do que em qualquer outro período desde que a empresa começou a rastreá-los há 10 anos.

“Nos últimos dois anos, vimos a rápida aceleração do e-commerce, que se tornou até mesmo o principal meio de compra para muitas indústrias”, acrescenta Cardoso. “A retomada da forma de consumo pré-pandemia está em andamento, mas o digital ainda está em ascensão. O comércio eletrônico não é apenas sobre compras, mas também sobre a experiência do consumidor final.”

As férias de fim de ano viram outra onda de crescimento do comércio eletrônico. Durante o Natal, data forte para o comércio, houve um aumento de 21% nas vendas online, totalizando R$ 4,5 bilhões, em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados da NielsenIQ Ebit de 10 a 24 de dezembro.

Dados first-party impulsionarão as estratégias dos profissionais de marketing

Com as constantes mudanças nas regulamentações de privacidade, bem como a alteração dos recursos de endereçamento no setor, os profissionais de marketing continuarão a se concentrar em coletar o máximo possível de seus próprios dados – e ativá-los de maneira a obter melhores resultados.

No estudo Criteo Google Announcement com mais de 900 profissionais de marketing em todo o mundo, oito em cada 10 (80%) disseram acreditar que o acesso a dados first-party será fundamental para o sucesso do marketing digital nos próximos anos. Para que tudo isso seja eficaz, os profissionais de marketing precisam de parceiros de tecnologia e agências, bem como publishers, para ajudá-los a navegar o futuro da personalização e endereçamento.

Ademais, quase oito em cada 10 (79%) dizem que os parceiros de tecnologia serão essenciais para ajudá-los a gerenciar as alterações de dados. Isso mostra que, embora o caminho para o endereçamento possa ser complexo, os profissionais de marketing estão priorizando e fazendo parceria com aqueles que podem ajudá-los a ter sucesso no curto e no longo prazo.

Commerce Media terá um papel ainda mais proeminente

A ascensão do comércio eletrônico e o foco do setor em dados first-party ajudaram a acelerar o uso de Commerce Media, que é uma nova abordagem à publicidade digital que combina commerce data e análises para alcançar e engajar os consumidores ao longo de sua jornada de compra e ajudar profissionais de marketing e media owners a gerarem resultados comerciais (como vendas, receita ou leads). Esse método vai além do objetivo que está em uso no momento, pois depende de uma grande quantidade de first-party commerce data para informar cada engajamento.

Commerce Media permite que os profissionais de marketing alcancem seus consumidores ideais com base em suas necessidades específicas em todos os canais e com o formato mais apropriado que ressoe com eles. Ele também oferece aos consumidores melhores experiências on-line, pois exibe apenas anúncios de produtos ou serviços nos quais manifestaram interesse ativo e apenas de anunciantes com os quais consentiram.

“Com o início de um novo ano vem a oportunidade de crescer como profissional de marketing. Embora ainda existam muitas incógnitas em torno da pandemia e do futuro da publicidade, adotar uma abordagem de ‘testar e aprender’ garantirá que estamos crescendo. Esses aprendizados vão alimentar essa aceleração para otimizar estratégias, refinar modelos de negócios e adicionar mais uma camada de proteção aos planos futuros dos profissionais de marketing”, acrescenta Cardoso.

Sobre a Criteo

Criteo (NASDAQ: CRTO) é a empresa de tecnologia global que fornece a Commerce Media Platform líder mundial. 2.500 membros da equipe da Criteo fazem parceria com mais de 20.000 profissionais de marketing e milhares de proprietários de mídia em todo o mundo para ativar o maior conjunto de commerce data do mundo para gerar melhores resultados de comércio.

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