Pesquisar
Close this search box.

Exposição sobre eletricidade está disponível no Museu da Indústria

A exposição ocupa o maior salão do Museu da Indústria, situado no piso térreo.

Para turistas e fortalezenses que desejam explorar a Capital cearense nessas férias, uma boa dica é a visita gratuita ao Museu da Indústria, equipamento gerido pelo SESI Ceará e pela FIEC, que além de trazer muita história na sua própria arquitetura, apresenta a nova exposição “Eletricidade: história, memória e futuro do patrimônio energético no Ceará”.

O Museu da Indústria, o Núcleo de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado no Ceará (Sindienergia/CE) contam, por meio da mostra, a história da chegada e do uso da energia elétrica no Estado, justamente no local que já abrigou a sede da Companhia de Energia Elétrica do Ceará de 1935 até o final da década de 1980.

A exposição destaca em sua concepção o aprendizado sobre as matrizes energéticas, a preservação do nosso meio ambiente e como, enquanto consumidores e cidadãos, podemos ser responsáveis e proativos nesta conta do consumo de energia versus preservação ambiental. Retrata, ainda, um olhar para o amanhã, pois conta deste a chegada da energia elétrica no Estado, seu desenvolvimento local e as inovações como o hidrogênio verde.

Assinada por André Scarlazari e Marcus Braga e com apoio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato), essa mostra é um verdadeiro convite para compreensão visual desse fenômeno elétrico tão presente em nosso cotidiano.

A exposição ocupa o maior salão do Museu da Indústria, situado no piso térreo. Além das experiências, o visitante pode conferir uma linha do tempo contando a história da energia elétrica no Ceará, contendo imagens e textos sobre a chegada e desenvolvimento da eletricidade.

A mostra também conta com maquetes das matrizes energéticas atuais, entre elas usinas térmicas, termelétricas, hidrelétricas, nucleares, solar e eólica. E, ainda, as inovações do setor elétrico, como a solução em mobilidade urbana com os veículos elétricos ou a geração de energia por meio do hidrogênio verde.

Localizado no mais importante corredor histórico do Centro de Fortaleza, onde é possível visualizar o Passeio Público, o Forte Nossa Senhora de Assunção, a Santa Casa de Misericórdia, o Centro Cultural Dragão do Mar e a Catedral, o Museu da Indústria se constitui como importante equipamento cultural, aberto ao público, oferecendo exposições que relacionam a indústria ao cotidiano das pessoas. A edificação possui mais de 2 mil metros quadrados de área disponível, distribuídos em espaços diversos, voltados para ações museológicas e culturais em geral.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado