Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Nordeste tem potencial para se tornar um dos maiores exportadores de hidrogênio verde da América Latina

Apesar de os primeiros passos para a produção do combustível terem sido dados pelo estado do Ceará, outros estados do Nordeste já demonstraram interesse no produto. Foto Click Petroleo e Gás

O Brasil ainda não produz hidrogênio verde, mas a previsão é de que o país possa virar um grande protagonista no mercado, com um grande destaque para a região Nordeste. Apesar de os primeiros passos para a produção do combustível terem sido dados pelo estado do Ceará, outros estados do Nordeste já demonstraram interesse no produto.

O Governo do Rio Grande do Norte assinou, no mês de setembro, um MOU com a empresa potiguar IER (Internacional Energias Renováveis) para desenvolver um projeto que combinará energia eólica offshore com solar e hidrogênio verde.

De acordo com a governadora do estado, Fátima Bezerra, o objetivo do programa é impulsionar estas fontes de energia no estado que, inclusive, pode se tornar o primeiro do Brasil a ter produção eólica no mar. Para a construção do empreendimento, localizado entre os municípios de Pedra Grande e São Bento do Norte, serão investidos R$ 18 bilhões, com geração de cerca de 5 mil empregos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O governador da Bahia, Rui Costa, também anunciou em novembro que o estado vai começar a produzir energia a partir do hidrogênio verde em janeiro de 2023. A usina será instalada em Camaçari, pelo grupo Unigel.

Segundo Costa, o mundo procura consumir cada vez mais energia de fontes limpas, e a Bahia atua para se destacar neste segmento. Ele destacou ainda que “energia atrai investimento”.

No Piauí, a Casa dos Ventos e a Nexway vão implantar na ZPE (Zona de Processamento de Exportações) de Parnaíba o projeto-piloto de uma planta de amônia para produção de H2V, que será usado como combustível veicular. As empresas estimam a geração de 250 kilowatts de hidrogênio para movimentar 2 ônibus no Piauí.

Já em Pernambuco, a Neoenergia e o Governo de Pernambuco assinaram, em junho de 2021, um MOU para construir uma cooperação para o desenvolvimento de um projeto-piloto de produção de H2V no Porto de Suape.

Fonte: Click Petróleo e Gás

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado