Poder: Governo avalia transformar Banco do Nordeste em subsidiária da Caixa

O governo Bolsonaro avalia transformar o Banco do Nordeste (BNB) em uma subsidiária da Caixa Econômica Federal (CEF). O Planalto vem tentando mudar a entidade que gere a carteira de microcrédito do BNB após reclamações do partido de Bolsonaro, o PL. Caso o plano siga adiante, o governo enviará uma medida provisória ao Congresso Nacional com as mudanças.

Relembre

Conforme publicado pelo Metrópoles, tudo começou em setembro, quando o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, divulgou um vídeo pedindo a demissão de toda a diretoria do BNB. Como motivo, ele apontava que a então presidente do Instituto Nordeste Cidadania (Inec), gestora dos programas de microcrédito rural e urbano do banco, era filiada ao PT.

Mudanças

Desde então, o BNB trocou de presidente e abriu uma licitação para substituir o Inec na gestão do microcrédito urbano. Nada disso foi suficiente, contudo: a ONG continuará tocando o programa pelo menos até o fim do primeiro trimestre deste ano, com um repasse mensal maior.

Diante do insucesso das medidas tomadas até agora, a ideia com a nova cartada é passar o comando do BNB para o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, próximo de Bolsonaro e um dos poucos integrantes atuais da equipe econômica que iniciaram o governo.

Disputa

A alteração, se levada a cabo, gerará controvérsia. O BNB é um assunto espinhoso. Uma mudança desse calibre na instituição financeira deve gerar reclamações de lideranças regionais, que têm apadrinhados na instituição.

Além disso, colocar o BNB sob o guarda-chuva da Caixa e não fazer o mesmo com o Banco da Amazônia, seu equivalente para a região Norte, levaria a críticas de politização do banco. Para os nordestinos, poderia soar como uma perda de autonomia para a região na comparação com o Norte.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado