Indústria: A hora de investir no LED é agora

investir em iluminação led
Foto: Rede Social

*Por Alexandre Dellai Schlieper

Se em algum momento você considerou investir na iluminação LED para sua empresa ou até mesmo como uma opção para iluminação pública, eu lhe digo: agora é o momento certo! Com a rápida deterioração da saúde do planeta, aquecimento global e crise econômica, há uma crescente demanda por soluções que sejam amigas do meio ambiente e, por que não?, economicamente mais vantajosas.  

As LEDs são a forma mais atual e eficiente em tecnologia de iluminação e, apesar de parecem mais caras na prateleira, são também mais duráveis que suas concorrentes e usam até 75% menos energia – o que a coloca como o melhor custo-benefício. Historicamente, as primeiras da fila em iluminação foram as lâmpadas incandescentes, seguidas da tecnologia da descarga de gás. Desde 2008, quando surgiram no mercado os LEDs com potência superior a 1W, o dispositivo passou a ser utilizado para iluminação geral ao invés de apenas na iluminação de sinalização.  

Cada tecnologia representa saltos quânticos de eficiência e durabilidade. Para se ter uma ideia, a tecnologia incandescente gera 30 lm/W (lumens por Watt consumido) e 1.000 horas de durabilidade. O LED, em contrapartida, oferece 160 lm/W de eficiência e 100.000 horas de durabilidade.  

Estamos vivendo o melhor momento para esse investimento, ou melhor, para essa transformação. Isso se comprova a partir de dois grandes fatores: a redução de custos das luminárias dado o avanço da tecnologia, e sua eficiência energética. A solução apresenta duas possibilidades positivas para a indústria e as cidades: economia imediata na conta de luz e maior eficiência na iluminação. 

As cidades com iluminação pública eficiente apresentam melhores índices de segurança e uma menor taxa de acidentes, e as indústrias passam a ter maior economia e eficiência. O planeta ganha com os benefícios ambientais, já que a tecnologia LED não utiliza metais pesados e seus componentes são reutilizados. Em termos de manutenção, temos um produto muito mais durável, que não necessita de frequentes manutenções e substituições, o que gera uma economia importante. 

Para verificar o ROI (retorno sobre investimento), basta checar a carga utilizada para iluminação com a tecnologia anterior e pela utilizada agora na tecnologia LED. A redução de carga fica por volta de 60% considerando um cálculo de retorno simples apenas pela troca da tecnologia. Um estabelecimento que utiliza iluminação por 12 horas/dia tem um payback médio de um ano; um estabelecimento que utiliza iluminação 24 horas/dia tem um payback de seis meses. Se considerarmos a ausência da necessidade de manutenção (a tecnologia LED dura cerca de cinco vezes mais do que a tecnologia de descarga de gás), o cálculo pode fica mais atrativo ainda. 

E a boa notícia é que, em termos de evolução da tecnologia, esse é só o começo. Os primeiros LedChips comercias utilizados em 2009 tinham uma eficiência de 80 lm/W; hoje, já existem LedChips em laboratório que atingem 200 lm/W.  

Vivemos também a era da miniaturização da luz. Com LedChips diminutos e cada vez mais eficientes, temos luminárias com superfícies emissoras de luz menores. Com a combinação da dissipação de calor do LedChip com ligas de alumínio e utilização de elementos óticos para direcionar o faixo de luz emitido, o conjunto opto eletrônico das aplicações do LED são a bola da vez.  

*Alexandre Dellai Schlieper é head de pré-vendas e serviços na Unicoba e possui mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de vendas consultivas para clientes B2B / B2G. 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado