Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

País bate recorde com 71% das famílias brasileiras endividadas

O porcentual de famílias endividadas nas capitais brasileiras bateu recorde no primeiro semestre de 2021. A taxa de 71,4% é a maior da série histórica iniciada em 2010, sendo 15,6% superior à média registrada no mesmo período entre os anos de 2010 e 2020.

Em números gerais, dos 16,8 milhões de lares, quase 12 milhões tinham dívidas no fim de junho. Esse total representa um acréscimo de 733,9 mil famílias em relação ao ano passado e de 1,36 milhão de famílias, se comparado a 2019.

Os dados são da Radiografia do Endividamento das Famílias, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e mostram um reflexo da volta da confiança dos brasileiros em consumir (e do sistema financeiro em conceder crédito), após um período de consumo represado durante a pandemia, quando as famílias direcionaram os gastos para compra de itens essenciais.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Além disso, as instituições bancárias estavam mais seletivas em decorrência do cenário de incerteza. Também contribuiu para o endividamento recorde o fato de muitos lares terem conseguido economizar, ao deixar de fazer viagens ou outras atividades de lazer por causa do isolamento social.

O estudo demonstra também que, em dois anos, o total de lares com dívidas aumentou 11,5%. Em junho de 2019, o porcentual de famílias brasileiras endividadas nas capitais era de 64,1%. Oito, das 27 capitais, aponta a pesquisa, têm a maior taxa histórica, destacando-se, entre elas, a cidade de Rio Branco, com 92% das famílias declarando ter algum tipo de dívida.

A capital do Ceará, Fortaleza, registra um percentual de 75,9% de endividamento, estando entre as capitais brasileiras que mais se destacaram quando o assunto é endividamento familiar.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado