Um Olhar Sobre as Profissões com Camila Coutinho – Líder da Nexum – Marketing e Resultados

Gestão de marketing e publicidade

Neste domingo, 21 de novembro, o quadro Um Olhar Sobre as Profissões entrevista Camila Coutinho, Publicitária, Especialista em Marketing e Mestranda em Administração com ênfase em Estratégia, Mercado e Finanças. Camila atua há 21 anos no mercado, em empresas de pequeno, médio e grande portes nas áreas Comercial e Marketing, dos setores industrial e de serviços.

Nessa jornada, exerceu participação ativa em processos de transformação, liderando frentes de inovação, com destaque para a estruturação de novas áreas e projetos estratégicos, contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas nacionais e internacionais, trabalhando ações ATL e BTL, com domínio do ferramental de Marketing- Branding, Pricing, Marketing de Conteúdo, PR, LiveMkt, Experiência e Trade Omnichannel, sempre com impactos positivos na última linha.

Hoje lidera a Nexum, Consultoria de Estratégia e Marketing. Com forte crença na troca de conhecimentos, atua também como palestrante e docente convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de comunicação e negócios.

Confira a entrevista:

Você atua na área do marketing. Por que escolheu essa área de atuação e quais as maiores experiências profissionais que já teve na área?

R: Eu acredito que nós somos o resultado de uma grande mistura, que vem do somatório de muitas experiências, contatos e momentos distintos e que nos influenciam de várias formas. Não lembro exatamente quando eu soube que queria Publicidade, mas disso tudo eu recordo que, na época do vestibular, escolhi com muita propriedade o curso de Comunicação Social- Publicidade e Propaganda, apesar de ter afinidade com outros cursos também, como Direito, Jornalismo, Arquitetura, Filosofia – este eu inclusive cursei, concomitantemente ao curso de Publicidade. Uma vez na Publicidade, lembro que me apaixonei pelo Marketing na primeira disciplina que cursei na área. A possibilidade de construir a estratégia do negócio, com visão holística de todo o ecossistema, é talvez o que mais me atraia no Mkt até hoje. Costumo dizer que a Publicidade, que é uma das ferramentas do Mkt, entra como a “cereja do bolo”, mas o Mkt é esse conjunto, esse todo que idealiza o bolo, escolhe os ingredientes, produz e direciona para quem e onde o bolo será vendido, entrando aí a Comunicação, como ferramenta de construção de marca e diferenciação.

Sou grata pelas muitas oportunidades que tive e tenho ao longo dos meus 21 anos de carreira, com destaque para a estruturação de áreas, gestão e transformação de pessoas, lançamentos de projetos e produtos em frentes de inovação, docência, além das experiências na gestão de marcas internacionais icônicas.

Como você enxerga a contribuição da sua área de atuação para o desenvolvimento econômico do nosso país?

R: O Marketing tem ainda muito a contribuir para o desenvolvimento do país. Em todo o mundo, das ciências e áreas de estudo, o Mkt é das mais jovens e no nosso Brasil esse é um movimento ainda mais recente. Nos últimos tempos pudemos observar uma evolução do mercado no tocante ao entendimento sobre a contribuição que o Marketing, em sua totalidade e quando bem trabalhado, pode oferecer ao mundo dos negócios, à construção de marcas e geração de valor para as empresas. O Marketing enquanto ciência holística, que analisa, modela e executa estratégias de sucesso, fundamentadas em números, sobretudo com o franco desenvolvimento das frentes de inteligência de mercado e seus big data, AI, entre outras ferramentas, esse sim é o Marketing que ainda fará muito pelo business no Brasil.

Qual o papel do marketing para a boa atuação das empresas no mercado econômico?

R: Seja de que porte ou segmento forem, marcas e negócios se relacionam com pessoas e é a isso que o Marketing se dedica: estudar, conhecer, identificar, atrair, persuadir, engajar e encantar pessoas, tendo essa área, portanto, papel fundamental para qualquer organização que almeje construir prosperidade e perpetuidade de suas marcas.

A sua área de atuação é muito importante para as empresas e instituições. Qual dica você dá para os empreendedores que estão começando no mercado, em relação aos investimentos no marketing?

R: Cada organização tem suas peculiaridades e cada empreendedor traz consigo um sonho, junto de um desejo imenso de acertar. Se eu puder contribuir, minha sugestão é que o empreendedor compreenda três pontos fundamentais: o primeiro é trabalhar com todo o ferramental de Marketing, considerando as peculiaridades existentes em cada mercado, e não apenas investindo em publicidade, que é apenas uma das ferramentas disponíveis, pois há que se considerar os concorrentes, preço, posicionamento, canais de atuação, dentre outras variáveis que podem impactar no sucesso do negócio; o segundo ponto é sobre fomentar uma área de Marketing que atua de forma colaborativa com as demais áreas do negócio, e não como uma ilha, sem percorrer todos os elos da cadeia de valor para melhor trabalhá-la; por fim e mais relevante, o terceiro ponto refere-se à necessidade de atuar com uma área de Marketing centrada no mercado, que atua com e para pessoas, colocando o ser humano no centro das tomadas de decisões.

Quais foram suas principais conquistas nos últimos anos? Quais os projetos em andamento?

R: Valorizo as pequenas e grandes conquistas. Dos prêmios internacionais conquistados aos impactos gerados com ações locais voltadas ao terceiro setor. Ambos me enchem de alegria e satisfação por ter feito parte, contribuído, idealizado, entregue. Ter trabalhado a construção da imagem e reputação de marcas seculares, com 120, 130 e 160 anos de mercado são oportunidades com as quais não cruzamos todos os dias. Ter lançado embalagem disruptiva, inovadora para a categoria no país e que agride menos ao meio ambiente também foi algo inspirador. Ver colaboradores que fizeram parte do time e que foram crescendo, hoje em posições de liderança, é algo que faz transbordar.

Sobre os projetos em andamento, atualmente, após quase 12 anos na minha última experiência como executiva, resolvi tirar um projeto antigo da gaveta e fundar a Nexum, uma consultoria de Marketing e Resultados, com atuação em todo o Brasil. Além da Consultoria em Marketing, conectando marcas e pessoas, marketing e resultados positivos, a docência na pós graduação e as palestras e artigos com as trocas de conteúdos são atuações que nos trazem um prazer indescritível e também a certeza, após 21 anos de jornada, que é nessa área que desejo estar presente.

Como resumiria sua trajetória em uma frase?

R: Até aqui entregamos o melhor que pudemos, mas na certeza de que, adiante, poderemos entregar ainda mais.

Quer deixar alguma mensagem para os leitores do ENB?

R: Agradeço ao Economic News Brasil e ao Jackson Pereira Jr., em especial, por tanto conteúdo bacana compartilhado, com um radar para além das fronteiras e, ao mesmo tempo, uma leitura apurada sobre o nosso mercado e os movimentos mais relevantes a serem observados por nós. Aos amigos empreendedores, desejo mais e mais sucesso e que, em cada dificuldade, possamos enxergar as oportunidades.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado