Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri guardam verdadeiros tesouros

Mestres de Cultura Tradicional do Cariri
Foto Sesc Ceará

Objetos pessoais, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais são algumas das características que denotam os espaços chamados de Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri.

O local guarda verdadeiros tesouros da cultura e dos ensinamentos das diversas áreas da tradição popular. O objetivo dos Museus Orgânicos é ressignificar a casa dos mestres da cultura, transformando esses espaços em locas culturais que podem ser abertos para a visitação.

No memorial, são encontrados artefatos e peças importantes da história do território e do povo do Cariri. Os Museus Orgânicos do Cariri foram reconhecidos pelo Sistema Fecomércio/CE, por meio do seu braço social, o Sesc, como museus históricos, baseado no vínculo com a história e dos lugares onde vivem os mestres de cultura popular.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

O projeto nasceu com o amadurecimento da parceira com a Fundação Casa Grande, localizada na cidade de Nova Olinda, para o fortalecimento de uma rede formada por lugares de memória, sendo o Sesc um ativador desses espaços.

Os projetos passaram por pesquisas e estudos consistentes a respeito de cada tradição cultural, suas referências coletivas e o impacto na comunidade. Para selecionar os Mestres, foram feitas pesquisas de campo, para entender a história e a importância desse patrimônio imaterial.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado