Pix impulsiona revolução digital financeira no Brasil

Os anos de 2020 e 2021 registraram os dois maiores repasses da história do Fundo, criado em 2000.
Os anos de 2020 e 2021 registraram os dois maiores repasses da história do Fundo, criado em 2000.

Nas últimas três décadas, os bancos brasileiros estiveram na vanguarda da inovação tecnológica mundial. Iniciativas como o chip em cartões de crédito, tokens, biometria, internet e mobile banking transformaram radicalmente o cotidiano financeiro de cidadãos e empresas.

O Impacto Transformador do Pix

O Banco Central do Brasil criou o Pix, que ganhou destaque durante a pandemia. Essa iniciativa contou com o apoio integral dos bancos e democratizou o acesso aos serviços de pagamento. O Pix promoveu uma revolução na inclusão digital e financeira, facilitando as transações financeiras diárias dos brasileiros.

Adoção Popular e Eficiência Comprovada

Em apenas um ano, o Pix registrou 7 bilhões de transações, movimentando R$ 4 trilhões. Mais de 104,4 milhões de pessoas realizaram ou receberam pagamentos via Pix, com mais de 348,1 milhões de chaves cadastradas no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais do Banco Central.

Bancarização e Redução de Custos

A revolução digital financeira no Brasil com o Pix não apenas facilitou as transações, mas também se tornou um vetor crucial para a bancarização no país. Atraiu novos clientes para o sistema financeiro e reduziu a necessidade de dinheiro físico em transações comerciais, diminuindo os custos de transporte e logística de cédulas, que totalizam cerca de R$ 10 bilhões ao ano.

Liderança Brasileira em Tecnologia Financeira

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) ressalta o pioneirismo do Brasil em transferências de recursos, como TED e DOC, antes de muitos países desenvolvidos. Ele enfatiza que a criação e universalização da tecnologia financeira pelos bancos brasileiros os tornaram um exemplo mundial. “Ser digital, inovador e moderno, além de seguro, sempre esteve no DNA dos bancos brasileiros”, afirma.

A trajetória tecnológica dos bancos brasileiros, culminando com o sucesso do Pix, ilustra um caso significativo de inovação e liderança no setor financeiro global. Além disso, a revolução digital financeira no Brasil com o Pix não apenas transformou as transações no país, mas também estabeleceu um novo padrão de acessibilidade e eficiência. Este avanço serve de modelo para outros países no campo da digitalização bancária.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado