Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

PIX completa um ano e implanta Mecanismo Especial de Devolução em casos de fraudes

Nesta terça-feira, 16 de novembro, o PIX, meio de pagamento e transferências instantâneo e gratuito, completa 1 ano de operação, no Brasil. Para comemorar a data, o Banco Central (BC) criou mais uma funcionalidade para este serviço, que tem sido bem aceito pelos brasileiros, tanto os que possuem conta física quanto empresarial.

Entrou em vigor o Mecanismo Especial de Devolução, que agilizará o ressarcimento ao usuário vítima de fraude ou de falha operacional das instituições financeiras. O mecanismo está regulamentado por uma resolução editada pelo BC em junho. Desde então, as instituições financeiras estavam se adaptando aos procedimentos.

Antes desse mecanismo entrar em vigor, caso ocorresse alguma fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisavam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais para devolver o dinheiro. Essa burocracia dificultava o processo e aumentava o tempo necessário para que o caso fosse analisado e finalizado. De acordo com o BC, com o mecanismo de devolução as regras e os procedimentos serão padronizados.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Em um ano, o PIX mudou a rotina dos brasileiros, no que se refere às transações bancárias, uma vez que funciona 24 horas, sete dias por semana, entre instituições financeiras, fintechs e instituições de pagamento. Durante os últimos meses, foram implantados vários serviços ao meio do pagamento, bem como existe a previsão de que outros benefícios sejam incorporados ao PIX.

De acordo com a previsão do Banco Central, a partir do dia 29 estarão disponíveis o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem o saque em espécie e a obtenção de troco em estabelecimentos comerciais e outros lugares de circulação pública.

No Pix Saque, o cliente poderá fazer saques em qualquer ponto que ofertar o serviço, como comércios e caixas eletrônicos, tanto em terminais compartilhados quanto da própria instituição financeira. Nessa modalidade, o correntista apontará a câmera do celular para um código QR (versão avançada do código de barras), fará um Pix para o estabelecimento ou para a instituição financeira e retirará o dinheiro na boca do caixa.

O Pix Troco permite o saque durante o pagamento de uma compra. O cliente fará um Pix equivalente à soma da compra e do saque e receberá a diferença como troco em espécie. O extrato do cliente especificará a parcela destinada à compra e a quantia sacada como troco.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado