Empresa mossoroense QPET desenvolve tecnologia que ajuda animais perdidos a voltar para seus tutores

Em casos de cães perdidos com identificação, 91% deles retornam em menos de 48 horas.
Em casos de cães perdidos com identificação, 91% deles retornam em menos de 48 horas.

O desaparecimento de cães ou gatos provoca angústia e sofrimento para seus tutores. E isso é mais comum do que se pensa. Uma pesquisa feita em 2019 pelo Registro Nacional de Animais Doméstico com 1.800 ocorrências registrou que entre os cães perdidos sem identificação, 41% nunca mais voltam. 

Em casos de cães perdidos com identificação, 91% deles retornam em menos de 48 horas. Entre os gatos perdidos sem identificação, 72% nunca mais voltam, enquanto que os gatos perdidos com identificação, 62% retornam em até uma semana. 

Foi pensando nisso que nasceu a Qpet, uma empresa mossoroense que ajuda o animal perdido a voltar para casa. Garantindo um pouco mais de conforto aos tutores preocupados nessa situação. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a população de cães e gatos de uma cidade corresponde a 10% do número de habitantes. Podemos estimar então que em Mossoró tenha 30 mil cachorros e a mesma média para gatos.

Esse protótipo é pioneiro em Mossoró e Região e oferece um preço acessível, que as pessoas estão dispostas a pagar. “Nós fizemos uma pesquisa de mercado e 93% das pessoas acharam o preço justo e disseram que pagariam até mais para encontrar o animalzinho. O interessante foi a receptividade do mercado. Muita gente já perdeu o pet e sabe o desespero. Alguns encontraram mas outros não tiveram tanta sorte”, explica a médica veterinária Camila Praxedes, doutora em Reprodução Animal e sócia da empresa.

Jeane Meire, jornalista e sócia da empresa, comenta que além do serviço de localização dos animais, as pessoas estão buscando a empresa para serviços afins. “Outra coisa interessante que percebemos foi que pessoas procuraram outros fins também. Queriam colocar nas roupas das crianças, em objetos como bolsas de viagem e até pessoas com Alzheimer, no caso de não saberem o caminho de voltar para casa. O nosso produto é bem versátil e adaptável”, comentou. 

O serviço oferecido pela empresa é realizado por meio de uma TAG de localização, que funciona por QR Code e pode ser fixada na coleira de cachorros e gatos.  Não é necessário instalar aplicativos para isso, de forma que, aproximando a câmera do celular do QR Code, já é possível acessar as informações. Pode colocar além de nome, telefone e dados pessoais, informações adicionais como doenças e alergias e/ou uma recompensa. 

A Qpet é uma empresa fruto da Empretec, o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e que no Brasil é exclusivo do Sebrae.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado