Especialista conta como a falta de produtividade pode levar a perda de bons funcionários

Nos dias de hoje cada vez mais empresas procuram investir no desenvolvimento e na produtividade dos colaboradores, esse é um dos principais fatores para manter bons profissionais. No entanto, muitas pessoas podem acabar perdendo a produtividade pela falta de incentivo dos gestores.

A falta de desafios também pode levar à queda na produtividade e, além disso, à perda de interesse do colaborador. Thâmara Nascimento, consultora de RH da Complement Consultoria & Marketing, enfatiza que a desmotivação é um dos motivos para isso acontecer. “A falta de treinamentos e reconhecimento, excesso de burocracias, falhas na comunicação, desperdício de recursos e o foco em resultados sem se importar com o clima da empresa são algumas das principais causas da falta de produtividade”, destaca.

FIEC
ci-1
rpb-1
rpb-1

A situação também é delicada para os gestores, que precisam ficar atentos a esses cenários para evitar a evasão de bons colaboradores. Para isso, é importante verificar a operação e analisar os processos sempre que possível. Para Thâmara, procedimentos divergentes por falta de comunicação e falta de controle, causam ausência de responsabilidade e sentenciam o modo de operação.

Os sinais de insatisfação também podem ser vistos na equipe e servem como um alerta do que deve ser corrigido. Frustrações no trabalho podem ocasionar faltas recorrentes de colaboradores, além daqueles que chegam atrasados ou saem mais cedo que o previsto sem uma razão aparente.

A recomendação nesses casos é apostar no setor de Recursos Humanos, uma vez que é a área que administra o que há de mais valioso para a empresa, as pessoas. Além disso, a especialista em gestão de pessoas ressalta a importância de treinamentos e capacitação dos colaboradores.

“É necessário considerar que o clima da empresa também é responsável pelos resultados e sucesso do time. Sem um ambiente agradável e propício para trabalhar, o desempenho será prejudicado, por esse motivo a qualidade de vida dos colaboradores também é um investimento para os gestores. Vale lembrar que um bom sistema de armazenamento e o processo de documentos também ajuda, deste modo a empresa terá mais organização para o departamento e agilidade na rotina de trabalho”, finaliza a executiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui