No Dia Nacional da Inovação, IEL Ceará lançará programa de pré-aceleração de startups

o projeto é fortalecido pela participação de grandes atores do ecossistema de inovação do Cariri e instituições que fomentam inovação.

Para celebrar o Dia Nacional da Inovação, que é comemorado anualmente em 19 de outubro, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), por meio de seu Hub de Inovação, lança, em Juazeiro do Norte, o programa Pré-Acelera Cariri, uma chamada pública para selecionar 10 projetos ou startups em fase de validação ou em fases mais avançadas. O lançamento do programa ocorrerá no Espaço Cuida, às 18h30, e é aberto ao público e a todo o ecossistema de inovação local.

Com a chancela do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), a iniciativa visa ofertar aos projetos selecionados no Cariri capacitações, mentorias com especialistas e suporte para o desenvolvimento ou aperfeiçoamento do produto mínimo viável (versão inicial do produto a ser lançado para o mercado). 

O Pré-Acelera foi lançado em Fortaleza em junho e agora segue a diretriz de interiorizar as ações, contribuindo para a evolução de modelos de negócios inovadores e sustentáveis em territórios além da capital. O head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, ressalta que o projeto é fortalecido pela participação de grandes atores do ecossistema de inovação do Cariri e instituições que fomentam inovação.

 Algumas dessas instituições são o Sebrae Ceará, a Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), a Universidade Regional do Cariri (Urca), a Fundação de Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (Fundetec), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), o Centro Universitário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro) e o Espaço Cuida, hub de inovação do Cariri.

De acordo com Fábio, o Pré-Acelera Cariri pretende desenvolver, por meio de metodologia exclusiva, ideias e projetos capazes de oferecer soluções aplicáveis à indústria e ao mercado caririense. “Todo o processo contará com instrutores, mentores e profissionais especializados para orientar os participantes selecionados. Além do aprendizado, os empreendedores contam com uma série de benefícios e ganham a oportunidade de concluírem a jornada preparados para momentos decisivos posteriores”, diz.

Lançado em 2020, o Hub de Inovação do IEL Ceará é um espaço voltado à conexão entre ideias inovadoras e empresas, com foco na indústria. A iniciativa faz parte do Programa de Inovação Industrial do Sistema FIEC (P2I), desenvolvido pela Diretoria de Inovação e Tecnologia da FIEC. O Hub tem como objetivo impulsionar a inovação na indústria e promover o desenvolvimento do setor. Na prática, é um ambiente destinado para empreendedores criarem negócios, trocarem conhecimento e acelerarem a transformação de ideias em produtos e processos inovadores.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado