Impostômetro registra R$ 2 trilhões em 2021

Conhecida como emenda do comércio eletrônico, a Emenda 87 determinou que, quando o comprador do bem ou tomador do serviço não for contribuinte do ICMS

O Impostômetro, localizado na Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no coração da capital paulista, atingiu uma marca histórica nesta semana: R$ 2 trilhões em impostos pagos pelos contribuintes brasileiros aos governos federal, estaduais e municipais desde o início do ano.

Comparativo com 2020 e Fatores Contribuintes

Em comparação, este montante foi alcançado apenas em 22 de dezembro de 2020, demonstrando que houve um aumento significativo na arrecadação tributária em 2021. Segundo Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, essa antecipação de quase 70 dias está atrelada principalmente à retomada econômica e ao avanço da inflação.

Influência da Recuperação Econômica e Inflação

“A recuperação da atividade econômica, impulsionada pelo avanço da vacinação, é um dos principais motores desse aumento na arrecadação de impostos”, explicou Gamboa. Ele acrescenta que a inflação acelerada, incidindo sobre a maioria dos preços de bens e serviços, também teve um papel crucial no Impostômetro atingir essa marca histórica.

Acompanhamento Online do Impostômetro

Além do painel físico no Centro Histórico de São Paulo, o Impostômetro pode ser acompanhado online através do site. O site oferece informações detalhadas sobre as alíquotas de imposto por produto adquirido, proporcionando transparência e conscientização tributária.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado