Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Mossoró terá Sala do Empreendedor totalmente virtual com tecnologia da Rede Participar Brasil

Sala do Empreendedor totalmente virtual com tecnologia da Rede Participar Brasil
A HUB é pioneira no Rio Grande do Norte e no Nordeste, que tem o intuito de atender o empreendedor e fomentar os comércios locais.

Ser empreendedor é encarar desafios diários e ter a vontade de fazer acontecer, independente das situações de adversidade. Ao empreender, é necessário estar atento às novidades do mercado, que está cada vez mais tecnológico e inovador, diante das várias ferramentas digitais que estão sendo utilizadas.

É pensando em incentivar o empreendedorismo que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), maior cidade do Oeste do Rio Grande do Norte, implantará a Sala do Empreendedor. Com um ambiente totalmente virtual e conectado à internet, o empreendedor da cidade poderá dispor de orientações e de informações sobre o empreendedorismo, sem precisar sair de casa.

O HUB é pioneira no Rio Grande do Norte e no Nordeste, que tem o intuito de atender o empreendedor e fomentar os comércios locais. O secretário Municipal de  de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Franklin Filgueira, informa que o projeto tem o intuito de viabilizar o acesso à informação para o micro e pequeno empreendedor.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“A Sala do Empreendedor se apresenta como viabilizadora do acesso à informação para o empreendedor, em especial o micro e pequeno mas não exclusivamente, pois coloca à disposição dele uma série de serviços e fontes críveis de informações formais do mercado e da estruturação da economia local, que vão desde informações creditícias por parte do sistema financeiro, informações sobre a abertura e regularização de negócios, legislação aplicável, demandas do setor público e privado, acesso à estrutura de apoio ao empreendedor disponibilizada pela Prefeitura de Mossoró, que inclui a da própria SEDINT (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo), a da SEFAZ (Secretaria da Fazenda), a da SEFIN (Secretaria de Finanças), da SEIMURB (Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Urbanismo), dentre outras”,  informa o secretário do Desenvolvimento Econômico de Mossoró.  Neste sentido, o foco da prefeitura é agilizar a comunicação do empreendedor com a estrutura pública municipal e colocar à sua disposição a informação útil necessária à sua estratégia e tomada de decisão,

Franklin Filgueira - Sec. Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Franklin Filgueira – Sec. Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Ainda de acordo com Franklin Filgueira, essa viabilização está sendo feita por meio de uma parceria entre instituições públicas e privadas, que têm se mostrado de suma importância nesse processo de retomada econômica pós pandemia. “A aproximação do poder público municipal com o setor produtivo se apresenta como um dos fatores determinantes na retomada da economia pós-pandemia, bem como na sustentação do crescimento econômico quando devidamente retomada, a considerar que um ingrediente importante na atividade econômica sempre será a informação”, informa o secretário.

Franklin Filgueira informa ainda que a Sala do Empreendedor possibilita a aproximação de entidades privadas de apoio ao empreendedorismo, como SEBRAE, SENAC, SENAI, FIERN, ACIM, CDL, FECOMÉRCIO, SINDILOJAS e outras, bem como abre a possibilidade também de acesso às instituições de ensino técnico e superior da cidade, que pode franquear sua estrutura de informações internas aos empreendedores e às práticas de educação aplicadas.

“As possibilidades são muitas e, nesse processo de desenvolvimento e implantação, o conceito de levar informação e abrir um canal direto de comunicação deverá ser estendido a outras áreas de interesse ao empreendedorismo. A Sala do Empreendedor é, portanto, um bom exemplo de inovação que leva tecnologia para o relacionamento entre o setor produtivo da cidade e a estrutura pública e privada de apoio, devendo promover facilidade e segurança para os atuais e futuros investidores”, explica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico fala também sobre o pioneirismo desse projeto e das parcerias que foram firmadas para desenvolvê-lo. Está sendo muito gratificante participar desse projeto piloto para a Sala do Empreendedor, nessa parceria com a Rede Participar Brasil de Tecnologia, em especial pela abertura que a desenvolvedora nos deu para implementar atividades conforme a nossa visão, muito embora o projeto por si só já tenha sido apresentado a nós bastante completo”, destacou o secretário.

O secretário informa que a expectativa é grande, tanto na obtenção dos parceiros, bancos e instituições, quanto do interesse do empreendedor, que terá à disposição, na tela do seu celular, todo o acesso às informações disponibilizadas pela Sala do Empreendedor, e ainda contará com o gerenciamento das informações e atividades – inclusive com a agenda eletrônica – de forma a se proporcionar suas celeridade e credibilidade, tão necessárias.

O secretário Municipal da Fazenda, Ivo Franklin, informou que o serviço terá o apoio do Sebrae, do BNB e de outros órgãos empreendedores. “Será um serviço disponibilizado no portal da Prefeitura de Mossoró, coordenado pela  Secretaria de Estado de Desenvolvimento de Infraestrutura e dos Transportes (SEDIT), e que integrará os serviços de várias secretarias municipais e deverá contar com o apoio do BNB, Sebrae e outros órgãos de influência para os empreendedores locais”, informou.

Rede Participar Brasil

O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró, é feito em parceria com a Rede Participar Brasil de Tecnologia, que está disponibilizando a sua tecnologia para idealizar o espaço virtual da Sala do Empreendedor. Silvia Bezerra Pereira, CEO da Rede Participar Brasil, fala sobre essa experiência e sobre os serviços prestados pela empresa à Prefeitura.

“A Sala do Empreendedor conta com a tecnologia da Rede Participar Brasil de Tecnologia. Estamos contentes por participar de um projeto piloto que é o primeiro no estado do Rio Grande do Norte e em todo o Nordeste, e tem o objetivo de fomentar a economia local”, comentou Silvia.

O projeto está em fase de cadastro de serviços, usuários, estrutura organizacional, de parceiros, enfim. Nos próximos dias, será divulgado o processo de acesso às informações e serviços, que funcionarão pela internet a partir do Portal da Prefeitura de Mossoró, através dos órgãos de comunicação social oficiais, sendo inclusive previsto o passo-a-passo para facilitar a vida do empreendedor.

Além de ingressar no projeto Sala do Empreendedor, a Rede Participar Brasil de Tecnologia também presta serviço à Prefeitura de Mossoró com o sistema de ouvidoria. Hoje, a empresa atua em mais de 20 estado do país e, no RN, as soluções tecnológicas atendem ao CREA, CRF, CREF e também à Prefeitura de Tibau do Sul.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado