Você sabe o que é VoIP? tecnologia que permite apps ligarem pela Internet

O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.
O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

VoIP, ou Voz sobre Protocolo de Internet, é uma tecnologia que permite a transmissão de voz por IP (Protocolos de Internet), ou seja, transforma sinais de áudio analógicos em dados digitais que podem ser transferidos através da Internet.

O método está cada vez mais presente com softwares que possuem a tecnologia, como Skype, Facebook Messenger, Viber e WhatsApp.

A tecnologia surgiu no início da década de 1990 e chegou a ser considerada um fracasso por causa da baixa velocidade de transmissão de dados da época. Porém, com a popularização da Internet banda larga, passou a ganhar mais espaço e foi investido em qualidade de serviço para que o método se tornasse viável.

Para que esse método seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados que podem ser enviados por qualquer protocolo TCP/IP. O primeiro passo é instalar algum software que permita a ação. A transmissão pode ser feita de duas formas, de um computador para outro ou de um computador para um telefone convencional.

Quando a transmissão é feita entre computadores ou demais dispositivos com Internet, como smartphones, tudo que é falado no headset ou microfone é transformado em informação binária e transmitido através da Internet.

Já se você usa o computador para fazer uma chamada para um telefone convencional, a voz também é transformada em informação, que passa pela Internet e é alterada para sinais analógicos, o que será recebido nas ligações, nas centrais telefônicas. Caso você queira usar o seu próprio telefone convencional para realizar chamadas com a tecnologia VoIP, também é possível.

Nesse caso, você irá precisar de um dispositivo de chamada ATA (adaptador telefônico analógico), um conversor analógico-digital que permite que você conecte um telefone comum ao seu computador ou sua conexão de Internet para poder usar o VoIP. O dispositivo pega o sinal analógico do seu aparelho telefônico e converte em dados digitais para transmissão pela Internet. Alguns provedores distribuem o ATA gratuitamente, enquanto, em outros, você precisa contratar o serviço.

É muito comum a confusão entre VoIP e Telefonia IP, mas eles são diferentes. Enquanto no VoIP utiliza equipamentos convencionais para fazer a transmissão de dados via Internet, os telefones IP são aparelhos específicos que se conectam diretamente à rede de computadores recebendo voz, dados e imagens. Eles se parecem com os telefones  comuns, mas utilizam conectores RJ-45, os mesmos das placas de rede de computadores, em vez do padrão telefônico RJ-11.

No Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), órgão responsável pela regulamentação de telecomunicação no país, esclareceu que um provedor VoIP não que fornece a rede, não precisa de licença para funcionar.

Fonte: CanalTech

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado