Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Encontro virtual foca na ampliação das fronteiras entre o médico e o conhecimento de gestão

O objetivo do evento é mostrar a trajetória de dois cardiologistas que ampliaram suas habilidades profissionais e se tornaram gestores de empresas de saúde.
O objetivo do evento é mostrar a trajetória de dois cardiologistas que ampliaram suas habilidades profissionais e se tornaram gestores de empresas de saúde.

O médico, há mais de 50 anos, era um profissional liberal com a capacidade de gestão menos desenvolvida. A mudança do cenário da saúde com novas práticas e métodos de assistência ao paciente resulta no desenvolvimento de habilidades do médico que, antes, era mais condicionado à sua especialidade escolhida.

Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) aponta que o total de médicos em atividade no país é de 475.832. Os gastos públicos são de apenas 45,7% do total destinado à saúde.

Já em países como Reino Unido, França e Alemanha, os números aumentam consideravelmente, passando a ser 83,6%, 76,7%, 76,7% e 13%, respectivamente.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

A gestão de saúde pública concentra seus esforços para uma administração das instituições de saúde da Rede Própria do Estado, de forma que atenda e proporcione acesso à saúde de qualidade aos mais de 145 milhões de brasileiros que dependem da saúde pública no Brasil.

Os médicos estão desenvolvendo o papel de gestores da saúde. Isso se reflete quando o profissional pensa estrategicamente – sem prejudicar o paciente –, ao prescrever determinado medicamento, solicitar determinado exame ou avaliar o tempo de internação, entre outras condutas.

A medicina deixa de ser meramente arte e passa a ser negócio. No setor público, o médico precisa atuar com uma visão de gestor ao avaliar, por exemplo, a necessidade de um paciente realizar determinado procedimento ou o tempo de internação, já que implica em custos elevados.

O papel do médico na gestão não se resume apenas ao exercício da medicina como negócio. O simples fato de ele liderar sua equipe multidisciplinar de profissionais de saúde denota seu desempenho na arte da gestão.

Cada vez mais o conhecimento de gestão é importante no contexto das organizações de saúde. Pensando nisso, a FGV Educação Executiva promoverá um webinar com o tema “De Médico a Gestor de Empresas – o novo perfil do profissional de saúde”, dia 13 de outubro, às 14h, no canal da FGV no Youtube. O objetivo do evento é mostrar a trajetória de dois cardiologistas que ampliaram suas habilidades profissionais e se tornaram gestores de empresas de saúde.

O palestrante será o presidente da Unimed-BH e médico cardiologista, Samuel Flam.

Para participar do evento, acesse o link.

Fonte: FGV

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado