Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Fecomércio Ceará sedia encontro da CBACE com Embaixada da Argentina no Brasil

Fecomércio Ceará sedia encontro da CBACE com Embaixada da Argentina no Brasil
No evento foram apresentadas ações para diminuir taxas logísticas e promover o turismo entre Ceará e Argentina. (Foto Divulgação)

A Fecomércio Ceará sediou, nesta terça-feira, 05, o encontro da Câmara do Comércio, Indústria e Turismo Brasil Argentina no Ceará – CBACE e a delegação da Embaixada Argentina no Brasil, acompanhada de dirigentes do Instituto Argentino de Promoção Turística – Inprotur. A recepção da comitiva, realizada no Senac Reference, serviu para apresentar as ações da CBACE no desenvolvimento econômico entre os dois países, no Ceará. Luiz Gastão Bittencourt, Presidente da Fecomércio Ceará, também esteve presente e falou sobre as ações do sistema que beneficiam essa relação comercial.

Ações

A reunião iniciou com apresentações sobre o Sistema Fecomércio e um breve histórico sobre a implementação da CBACE, com articulações que se iniciaram em 2018, até sua criação em agosto deste ano. A seguir, foram destacadas ações que já estão sendo realizadas para beneficiar o comércio Ceará e Argentina, como o Memorando de Cooperação com o Porto de Fortaleza, que tem como intuito baratear os custos de armazenamento de cargas que chegam da Argentina. Outra ação da Câmara, são as tratativas com a Secretaria da Fazenda do Ceará – SEFAZ para análise de condições tributárias para importação de alimentos e bebidas, que visa facilitar e alavancar a importação nesses segmentos.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

De acordo com Hermes Monteiro, Diretor Financeiro da CBACE pelo fato do trigo ainda liderar as importações no Ceará, há espaço para mais negócios em outros segmentos: “acreditamos que ainda há muito para crescer quando analisamos as condições portuárias, de renda da população  e tamanho da população”, avalia. Outros projetos estão sendo desenvolvidos como o projeto de cargas consolidadas, para facilitar a importação de pequenos volumes, O Malbec World Day, evento de promoção de vinhos da cepa argentina, o Retailers 2021, rodada de negócios a ser realizada na Argentina e captação de novos associados.

A CBACE também irá acompanhar toda a comitiva argentina no evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV Expo 2021, que acontece em Fortaleza, no Centro de Eventos, a partir desta quarta até o dia 8.

Marcos Pompeu, Secretário Executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR) e vice-presidente da CBACE, avaliou os objetivos alcançados com o encontro: “O encontro serviu para atualizarmos as ações da câmara, considerando o cenário de retomada, como forma de incrementar as relações Ceará-Argentina, renovando os compromissos para dar segmento a projetos futuros”, comenta.

O Ministro Rodrigo Bardoneschi Chefe da Seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina no Brasil afirma que a criação da Câmara é o ponto principal para estreitar as relações entre Ceará-Argentina.  “Nós já temos 14 câmaras criadas no Brasil. Com isso, o comércio tem crescido entre os dois países, em alguns estados em  até 600%.(…) Graças às autoridades da Câmara temos um relacionamento muito mais próximo com a comunidade de negócios do estado. Estamos trabalhando para trazer mais produtos da Argentina para o Brasil e levar mais produtos do Brasil para a Argentina” , explicou o ministro.

Sobre o turismo, Ricardo Sosa, Secretário Executivo do Inprotur, diz que há um “imenso” potencial para aumentar o fluxo de turistas entre Ceará e Argentina. “O Ceará tem algo que todos os argentinos desejam que é seu litoral, o clima, as praias… E os turistas do Brasil tem coisas que desejam na Argentina como a neve, os vinhos, as cidades cosmopolitas como Buenos Aires, a região da Patagônia, entre outros. O Ceará é um dos destinos mais escolhidos pelos turistas argentinos.  O trabalho do nosso grupo é ajudar a promover mutuamente o turismo Argentina-Ceará”, considerou o secretário.

O Presidente Luiz Gastão reforçou que a Fecomércio sempre defendeu uma relação maior do Ceará com a Argentina. “Essa relação pode ir além da troca de produtos e insumos, mas fazer do Ceará um pólo distribuidor, por sua localização, dos produtos argentinos para os demais estados do Nordeste, como Piauí, Maranhão e Pará . Acreditamos que produtos argentinos, como o vinho, poderiam estar melhor posicionados em relação aos de outros países no Ceará, por isso  estamos trabalhando para diminuir taxas desse comércio. Estamos idealizando eventos em que aconteçam intercâmbio de produtos da cultura argentina e cearense como tango, o forró, a culinária dos dois países e o futebol, que é paixão mútua. Temos que criar uma afinidade maior entre essas identidades e criar um círculo virtuoso dessa relação”, salientou o Presidente.

Participantes

Pela Fecomércio Ceará estiveram presentes o Presidente, Luiz Gastão, e Marcos Pompeu,  Secretário Executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-CE (CETUR). Pela CBACE, além de Marcos Pompeu, participaram o Presidente Rômulo Soares, Hermes Monteiro, Diretor Financeiro e Juliana Tosato, Diretora Executiva. A comitiva da Embaixada Argentina no Brasil foi composta pelo Ministro Rodrigo Bardoneschi, Chefe da Seção Econômica e Comercial da Embaixada Argentina no Brasil, Ricardo Sosa, Secretário Executivo do INPROTUR, Oscar Suarez, Coordenador de Promoção Internacional, Luís Corbalan, Coordenador de Produtos Turísticos, Natalia Pisoni, Coordenadora de Mercados Internacionais, Ariel Cohen, Coordenador de Mercados Regionais, Ariel Cohen, Coordenador de Mercados Regionais, Fernando Mandayo, Funcionário da Embaixada Argentina no Brasil e Dario Busto, Funcionário do Consulado argentino em Recife.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado