Dívida oculta da China atinge US$ 8,2 trilhões

Foto: Freepik

Um estudo do Goldman Sachs, reportado pela Bloomberg, mostra que a China acumulou 8,2 trilhões de dólares em “dívida oculta”. Esses passivos, vinculados aos veículos de financiamento do governo local (LGFVs), são cruciais e problemáticos para a economia.

Papel dos LGFVs no Crescimento

Os LGFVs ajudaram no rápido crescimento da China, especialmente após a crise de 2008. Eles financiaram vastos projetos de infraestrutura, mas suas dívidas ficaram fora dos balanços oficiais.

Aumento da Dívida desde 2013

Desde 2013, a dívida dos LGFVs saltou em 16 trilhões de iuanes, atingindo 53 trilhões de iuanes, ou seja, 8,2 trilhões de dólares. Isso equivale a 52% do PIB chinês.

Foco Setorial da Dívida

Cerca de 40% dessa dívida está nos setores de construção, transporte e indústrias. Esse foco ressalta a importância dos LGFVs para a infraestrutura do país.

Medidas do Governo

Recentemente, o governo chinês começou a restringir os LGFVs. Em julho, o “Securities Times” reportou essas medidas, visando reduzir riscos financeiros da dívida oculta da China.

Visão do Goldman Sachs

Apesar dos desafios, o Goldman Sachs vê os LGFVs como essenciais para o crescimento futuro. No entanto, nota-se que 60% dos títulos emitidos recentemente visam refinanciar dívidas, não novos investimentos.

O relatório destaca os desafios de gerenciar o crescimento econômico e a sustentabilidade financeira na China. A “dívida oculta” dos LGFVs é um fator crítico nessa equação, exigindo equilíbrio entre investimento e responsabilidade fiscal.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado