Quase 90% das transações de compra e venda de mídia são automatizadas

Cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira automatizada, sendo 83% em plataformas self service, 4% em Programmatic Direct e 3% em Programmatic RTB (lances em tempo real).
Cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira automatizada, sendo 83% em plataformas self service, 4% em Programmatic Direct e 3% em Programmatic RTB (lances em tempo real).

Associação que representa o mercado de publicidade digital do País, o IAB, apresentou dados exclusivos sobre o cenário de compra na publicidade digital do Brasil, incluídos no principal estudo do IAB Brasil, o Digital AdSpend. 

Os dados mostraram que a publicidade digital registrou números expressivos em 2020, alcançado o investimento total de R$ 23,7 bilhões, crescimento de 48% em relação ao estudo anterior em 2019, com base no ano de 2018.

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Cerca de 90% das transações de mídia digital em 2020 foram feitas de maneira automatizada, sendo 83% em plataformas self service, 4% em Programmatic Direct e 3% em Programmatic RTB (lances em tempo real). Completaram o share de modelos transacionais as compras diretas (não automatizadas), representando 6% das transações e Adnetworks com 4%

No primeiro semestre de 2021 a distribuição segue bastante similar ao ano anterior. Foram registradas mudanças apenas em Adnetworks, que passaram a representar 6% do total, compras diretas ficaram com 5% e RTB com 2%. Os demais tipos transacionais mantiveram seus patamares sem nenhuma alteração.

Outro destaque do levantamento é que 3/4 dos investimentos para a publicidade digital em 2020 foram direcionados a dispositivos mobile, ou seja, 75% da publicidade digital total veiculada, sendo os 25% restantes destinados para desktop. No primeiro semestre de 2021, ocorreu um cenário muito similar ao ano anterior, com diferença de 2% na divisão entre mobile (73%) e desktop (27%).

Para os anunciantes, a importância da tecnologia aumentará cada vez mais. Para mais de 50% dos anunciantes, questões como segmentação em tempo real, integração de plataformas e enriquecimento de dados proprietários deverão se tornar ainda mais importantes nos próximos anos.

O novo Digital Adspend tem o objetivo de oferecer uma visão estratégica dos investimentos em mídia digital no Brasil e os dados de 2020 e 2021, além de visões setoriais e análises inéditas, que serão divulgados em etapas a cada dia do evento IAB NEXT 2021.

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