Ceará é o 6º estado com maior exportação para os EUA

As exportações brasileiras, para os EUA, tiveram um crescimento expressivo de 32,9%, esse valor corresponde ao aumento das exportações totais do Ceará.
As exportações brasileiras, para os EUA, tiveram um crescimento expressivo de 32,9%, esse valor corresponde ao aumento das exportações totais do Ceará.

O Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) divulgou um estudo de relações comerciais entre o Ceará e os Estados Unidos. De acordo com o documento, o Ceará é atualmente o 6º estado com maior exportação para os Estados Unidos, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Até agosto de 2021, o Ceará ultrapassou o valor de US$ 1 bilhão em exportações para o país. As exportações brasileiras, para os EUA, tiveram um crescimento expressivo de 32,9%, esse valor corresponde ao aumento das exportações totais do Ceará. No caso dos EUA, o aumento foi de 128%.

Esses resultados refletem o estágio avançado da vacinação e os pacotes governamentais de estímulo nos Estados Unidos, que aqueceram a economia e aumentaram a demanda por produtos brasileiros.

Segundo o estudo, os setores mais procurados, pelos Estados Unidos, no Ceará foram o de ferro e aço, combustíveis e maquinários. Já os produtos mais vendidos pelo estado brasileiro foram as chapas de aço, pás eólicas, castanha, couro e lagosta.

Alguns municípios se destacaram e tiveram grande participação nas exportações cearenses, foram eles São Gonçalo do Amarante e Caucaia – que juntos exportaram mais de 82% do total vendido pelo Ceará para os Estados Unidos.
Já em relação às importações, o Ceará também tem se destacado no cenário nacional, sendo atualmente o 13º estado comprador de produtos dos Estados Unidos, com importações na ordem de US$ 570 milhões, o que corresponde a um crescimento de 14%. 

Ainda conforme o estudo, os produtos mais importados pelo Ceará dos os Estados Unidos foram combustíveis, hulha e resinas epoxídicas. Fortaleza e São Gonçalo do Amarante foram os principais municípios importadores. 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado