Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Seja um líder acolhedor e melhore a performance da equipe – Por Fábio Vinícius

Fábio Vinícius - Ouvidor do Sesc/PA

*Coluna Semanal – Por Fábio Vinícius – 15/09/21

Saudações para ti!

Hoje, escreverei sobre uma das mais importantes habilidades que um gestor deve ter e que se ainda não tem que comece a pensar em desenvolver, pois no mercado existe pouco espaço para gestores que não olham de uma forma acolhedora para o seu membro de equipe e são nos pequenos gestos que a diferença é feita.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Com a facilidade e velocidade da informação, os funcionários já deram o seu grito de liberdade e não aturam mais aquele comportamento autoritário e centralizador do gestor. Isto se deve pela melhoria da formação acadêmica dos funcionários que a cada década vem transformando e melhorando o ambiente intelectual nas empresas.

Antigamente um funcionário considerado operário nem precisava ter o ensino fundamental completo, hoje uma empresa não contrata um pessoa sem que ela tenha um ensino médio e dependendo da função, não passará no processo seletivo se não tiver uma escolaridade técnica, voltada para aquela função operacional. Esse raciocínio também vale para aquele que está mais a nível administrativo onde dependendo da função é exigido um nível superior e até mesmo uma pós-graduação.

Pois bem, o que isso tem a ver com o nosso tema? Tem tudo a ver, pois todos estão sendo capacitados e instruídos a respeitar os outros, a saberem se relacionar e se comunicar, implicando diretamente na relação líder x liderados. E caso o líder, ainda atue como “chefe”, ou seja, com autoritarismo, falta de empatia e ACOLHIMENTO, pode esperar que os resultados não virão satisfatórios e isso pode custar o emprego.

Por isso ser um gestor acolhedor é de fundamental importância, pois quem acolhe emana amabilidade, pois possui um trato agradável e pessoas com essas características são mais afetuosas, por se preocuparem com o bem-estar do outro. Então você se considera um gestor acolhedor, está preocupado com o bem-estar dos seus colaboradores?

Saiba que o comportamento acolhedor faz o outro se sentir parte, se sentir importante, participante de um grupo. Ser uma pessoa acolhedora pode salvar vidas, trazer afago, conforto e esperança. E escutar, apoiar, acolher pode ser as ações mais necessárias para mostra para a outra pessoa o quanto ela é importante.

Faça uma reflexão e tente lembrar como tu te sentiste quando não foste acolhido, que sensações e pensamentos vieram quando o teu gestor nem deu a mínima para tuas aflições. E é isso que queres entregar para tua equipe? Tenho certeza que não.

Conquistes excelentes resultados prestando atenção nas pessoas e não nos processos.

Até a próxima quarta, compartilhe! 

Um beijo no seu coração, tchau!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado