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Parceria entre Sebrae e Embrapa leva inovação e gestão aos pequenos negócios

ma das pesquisas, feita no ano passado, revelou que 84% dos produtores utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia.
ma das pesquisas, feita no ano passado, revelou que 84% dos produtores utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia.

O projeto “Inteligência Estratégica para Pequenos Negócios Rurais” estruturou um conjunto de soluções em tecnologia e gestão para fortalecer a atuação dos empreendedores em diferentes cadeias produtivas como: Açaí, Queijos Artesanais, Ovinocultura, Algodão, Café, entre outros. A expectativa do Sebrae, em parceria com a Embrapa, é contribuir com o aumento de competitividade e com o desenvolvimento da sustentabilidade dos pequenos produtores.

O trabalho conjunto teve início em 2018 e desde então, foram realizados sete grandes estudos que subsidiaram o desenvolvimento dos conteúdos de qualificação que agora começam a ser compartilhados. Uma das pesquisas, feita no ano passado, revelou que 84% dos produtores utilizam ao menos uma tecnologia digital em seu processo produtivo, sendo que 16% ainda não utilizam nenhuma tecnologia. Entre as aplicações tecnológicas com maior demanda por produtores rurais está a obtenção de informações e planejamento, a gestão da propriedade, o mapeamento e o uso da terra, bem como a detecção e controle de deficiências nutricionais que impactam a produtividade no campo.

O analista de competitividade do Sebrae Victor Ferreira comenta que foi desenvolvida uma trilha de conhecimento para cada um dos 10 modelos de negócio abordados na parceria com a Embrapa. “Elegemos diferentes nichos de mercado e elaboramos para cada um deles um conjunto de conteúdos como vídeos, guias de negócios e boas práticas, além de uma seleção de tecnologias disponíveis que podem ser aplicadas pelos produtores”, explica Victor. Ele acrescenta que o desafio, agora, é disseminar esses conteúdos e apoiar o desenvolvimento dos produtores. “Temos segmentos bem estruturados, como o do queijo, onde o Sebrae atende muitos produtores por ano e outros mercados que ainda estão no começo, como a Mandioca Rosada que ainda é muito pouco explorada comercialmente, mas tem um enorme potencial de mercado por conta dos seus diferenciais nutritivos e nutracêuticos”, ressalta o analista do Sebrae.

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Os 10 nichos abordados na parceria

•Cadeia de produção do Açaí

•Queijos artesanais

•Sistema de produção de hortaliças PANCs

•Criação de poedeira Embrapa 051 para produção de ovos no sistema caipira

•Cadeia da ovinocultura

•Cadeia produtiva do algodão

•Produção do Maracujá-da-caatinga

•Produção Feijão-caupi

•Produção da Mandioca-rosada BRS 401

•Cafés especiais – Robustas Amazônicos.

 

Fonte: Agência Sebrae

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