Faturamento industrial cearense sofre queda, apesar dos contínuos sinais de recuperação do setor

Desemprego na OCDE em pauta
Imagem:Reprodução/Internet

O faturamento real da indústria cearense caiu 4,5% em julho de 2021, em relação ao mês anterior. Já o rendimento médio real recuou 0,7% em relação a junho. No entanto, os indicadores de horas trabalhadas na produção e emprego registraram desempenho positivo de 2,5% e 0,7%, respectivamente. 

A massa salarial real não apresentou variação. Esses são os dados da pesquisa Indicadores Industriais no mês de julho de 2021, realizada pelo Observatório da Indústria em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Segundo o estudo, a indústria cearense continua enfrentando dificuldades apesar de alguns contínuos sinais de recuperação. “Sugere-se que essa recuperação do emprego tem ocorrido em indústrias mais intensivas em mão-de-obra e não necessariamente ligadas ao processo produtivo dentro da fábrica, vide a redução da Utilização da Capacidade Instalada em 2,5 pontos percentuais, pela redução do rendimento médio do trabalhador (-0,7%) e, por fim, pela Massa Salarial ter se mostrado constante”, analisa.

No Brasil, os resultados seguem, de maneira geral, o padrão cearense. O emprego na indústria chegou ao 12° mês consecutivo de crescimento, acumulando alta de 7%. O estoque de horas trabalhadas também cresceu (0,3%), apesar das quedas observadas nos últimos cinco meses. 

Ainda que os indicadores de horas e de emprego tenham crescido no país, a massa salarial registrou uma redução de 2,3% e o rendimento médio do trabalhador um recuo de 3,1%. Além disso, o faturamento também voltou a contrair (-0,4%).

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado