Desenvolvimento profissional – Como anda sua postura? – Por Fábio Vinícius

*Coluna Semanal – Por Fábio Vinícius – 01/09/21

Saudações pra ti!

FIEC
fico
rpb-1

Na concorrência da vida laboral são lançados no cotidiano profissional vários critérios que o colaborador deve apresentar para ter sucesso na sua carreira, uma lista extensa é desenrolada na frente do funcionário e que às vezes ele não sabe por onde começar. São exigências que vão desde habilidades técnica até comportamentais do tipo inteligência emocional, empatia, relacionamento interpessoal e assim por diante.

Porém, há um conjunto de normas e padrões de comportamento que as empresas estão sempre muito atentas e que passa despercebido por muitos e na hora de avaliar o colaborador, a postura profissional passa ser mais um critério primoroso para a tomada de decisão do gestor. Mas por qual motivo é importante falarmos disso?

Simplesmente pelo fato da postura profissional ser a forma de como nos relacionamos com os outros dentro do ambiente de trabalho e ter uma postura ética, assertiva e proativa ajuda e muito no crescimento do indivíduo dentro da empresa. Entenda que a forma como tu te relacionas impactará diretamente na visão que teus colegas de trabalho terão de ti. Fantástico isso “né”?

Quando falamos de postura profissional deves ter em mente que existem regras que devem ser seguidas, continue lendo, pois vou citar algumas:

  • Chame as pessoas pelo nome – O nosso nome faz parte de nossa identidade enquanto ser, por isso conversar com alguém chamando pelo nome é um gesto de que tu te importas com ela, gerando um sentimento de valorização;
  • Cumprimente as pessoas – Esse ato não faz parte apenas para demonstrar que és educado, cumprimentar quer dizer que estás aberto para o relacionamento e sempre que possível faça um elogio sincero;
  • Seja pontual – Pontualidade é fundamental, pois o tempo das outras pessoas também é precioso e isso deve ser levado em conta, faz parte do respeito para com os outros;
  • Vista-se adequadamente – O bom senso nessa hora sempre é válido. A forma de se vestir diz muito sobre a pessoa, contudo as empresas têm uma cultura e isso de ser levado em consideração;
  • Discrição é fundamental – Cuidado ao expor tua vida. Há coisas que é melhor ficar contigo e não bancar um “livro aberto”. Uma pessoa discreta e reservada é sempre uma pessoa que inspira confiança.

No mais, era isso que eu queria trazer para ti. Leia agora esse provérbio africano e faça a diferença na vida das pessoas: “Se queres ir rápido vá sozinho. Se queres ir longe, vá em grupo.”

Até a próxima quarta, compartilhe!

Um beijo no seu coração, tchau!

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui