Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Empresas esperam autonomia do colaborador na tomada de decisões

Foto: RF._.studio/Pexels

O mundo do trabalho nunca mais foi o mesmo desde o início da pandemia causada pela covid-19. As relações empresariais e trabalhistas mudaram, assim como as ferramentas e metodologias. Segundo Ronn Gabay, especialista em benefícios na Bematize, a cultura do comando também mudou e trouxe consigo uma necessidade de confiança entre colaborador e empresa.

“Com a pandemia e o trabalho à distância, o comando de controle foi deixado de lado e a cultura mudou, o empregador precisou desenvolver uma relação de confiança com o colaborador. Não dá mais para controlar 100% a sua jornada, é preciso estabelecer que ele mesmo tenha autonomia e discernimento sobre suas obrigações e decisões”, explica.

Ronn ainda complementa que autorresponsabilidade será a chave para a construção dessa relação entre o colaborador e a empresa, e que o departamento de Recursos Humanos já está atento em relação a isso.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

“Muita gente fala que o RH é ultrapassado, mas ele já vem desenvolvendo metodologias pensando na autonomia do colaborador. Um exemplo disso é a implantação de benefícios flexíveis, que é deixar que o próprio colaborador escolha seu benefício. Eu diria que a autorresponsabilidade é a chave para tudo isso. O colaborador deve entender que é o principal responsável pelas suas tarefas, seu horário e deveres. O empregador, por outro lado, precisa consolidar essa confiança, prestar reconhecimento, motivação e formar líderes humanizados para entenderem essa transformação na hora de cobrar entregas” finaliza.

Empresas que confiam no colaborador

O iFood, plataforma de entregas de refeições, realizou uma pesquisa com todos os 3500 colaboradores, e concluiu que 98% deles tiveram suas necessidades atendidas por meio do poder de escolha do seu benefício no ano de 2021. A empresa é adepta dos benefícios flexíveis e entendeu que cada colaborador é autorresponsável e sabe o que é melhor para si.

“Benefícios flexíveis é um diferencial para esse cenário de migração de empresas que hoje prezam pela relação de confiança e tratam os funcionários como adultos responsáveis. Vejo que isso será uma realidade no futuro próximo”, comenta André Gomes, head de benefícios no iFood.

A empresa ainda acredita que todas as outras organizações devem seguir por esse caminho, entendendo que a relação de confiança impacta na produtividade. “Acredito que as empresas devam se adequar e enxergar que pessoas mais felizes são mais produtivas e entregam resultados. Dada essa premissa, como fazer isso? Oferecendo condições para que elas tenham autonomia para tomar suas próprias decisões”, finaliza Borges.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado