Dono do Nubank vai doar sua Fortuna – Fintech lança crédito com garantia protegida bitcoin – Investimento recorde em startups – Por Jackson Pereira Jr.

Notícias Negócios Empreendedorismo

*Coluna – Por Jackson Pereira Jr. – 11/08/21

Doação – Com fortuna estimada em 5,2 bilhões de dólares, segundo a revista Forbes, o empreendedor colombiano David Vélez, um dos sócios fundadores do Nubank, e sua esposa Mariel entraram para a organização Giving Pledge, instituição que os bilionários assumem o comprometimento de doar suas fortunas em vida para causas filantrópicas. Também fazem parte da instituição outros poderosos como: Bill Gates, Warren Buffet e Chuck Feeney. “A vida é finita: nossa mortalidade é incontestável e não seremos capazes de levar conosco quaisquer bens para onde quer que formos. Qual é o sentido de morrer com tantos bens materiais quando um gesto pode transformar radicalmente toda a jornada de alguém?”, relatou o casal em carta à organização.

Garantia Protegida

A Rispar é primeira fintech a oferecer crédito em reais tendo bitcoin como garantia, lança um produto inédito no mercado cripto mundial: o “Garantia Protegida”. Nesta modalidade, mesmo que o bitcoin se desvalorize, não existirão chamadas de margem ou liquidações pela desvalorização. O cliente pode optar por esta segurança por um valor adicional nos juros que variam de 0.1 a 0.4 p.p’s adicionais por mês.

O bitcoin vem se mostrando a melhor garantia para diferentes modalidades de crédito. O ativo é precificado em um mercado global e apresenta alta liquidez, o que representa uma grande vantagem para crédito com garantia. Ao mesmo tempo, com inovações de produto, é possível diminuir o risco da alta volatilidade.

Os produtos de crédito cripto existentes possuem mecanismos de gestão de riscos automatizados. Caso o bitcoin se desvalorize, ocorre uma chamada de margem para que o cliente realize um pagamento ou deposite mais garantia. Se o preço do ativo continuar a se desvalorizar, ocorre a venda a preço de mercado. Em momentos de instabilidade as liquidações podem acontecer em minutos após o início da baixa. Este risco afasta os investidores de longo prazo desta modalidade.

“Estamos no mercado de crédito e cripto há alguns anos e criamos a Rispar para valorizar o HODLer e o bitcoin. Em caso de chamada de margem, o cliente tem 2 dias úteis para equilibrar a dívida. Na garantia protegida, isto deixa de ser uma preocupação. Os investidores de longo prazo podem ficar tranquilos ao utilizar o produto da Rispar, sem medo de perder suas reservas por conta de oscilações de curto prazo e liquidações instantâneas”, afirma Rafael Izidoro, CEO da empresa.

Acesse Nosso Canal Telegram.

Segundo a fintech, toda sua operação segue uma estrutura regulamentada pelo Banco Central e conta com parceiros de peso, como a BitGo, uma empresa norte-americana de confiança e segurança de ativos digitais, e a QR Capital, maior gestora de investimentos 100% alocada em Criptoativos da América Latina e responsável pelo lançamento do primeiro ETF 100% alocado em bitcoin da América Latina, o QBTC11.

Startups

As startups brasileiras receberam US$ 5,5 bilhões em investimento no primeiro semestre de 2021, valor recorde de venture capital. Segundo relatório da consultoria Distrito, o valor ultrapassou em 45% o total investido em todo o ano de 2020.

“Eu nunca falhei. Eu apenas encontrei 10 mil maneiras que não funcionam”, Thomas Edison.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado