Pesquisar
Close this search box.
conteúdo patrocinado

Ética na advocacia de defesa do Consumidor – Por Cláudia Santos

*Coluna Semanal – Por Cláudia Santos – 03/08/21

Agosto, mês da advocacia, trago para vocês o Artigo sobre a “Ética na Advocacia de Defesa do Consumidor”. Vejamos a seguir: Vivemos um momento histórico-social de despertar para o exercício da moralidade, lançando sementes que se enraizarão no profissional em geral e em particular no advogado para uma sociedade mais equilibrada, mais justa e mais feliz.

Faz-se mister, como imperativo de consciência e depuração ética no exercício da advocacia na defesa do consumidor.

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado

Sendo o militante do direito um homem público, quer pela questão material que envolve a sua atuação, quer pelo papel constitucionalmente relevante que lhe é peculiar, o advogado deve primar pela sua atuação tanto profissional quanto pessoal, conduzindo sua vida privada de forma modelar em harmonia com os princípios e regras que o dignificam como ser humano e como profissional de categoria com trato diferenciado.

A ética do advogado reflete a ética da sociedade em que ele vive.

Se o profissional se vê diante de uma sociedade que tolera a improbidade administrativa, que fecha os olhos à “lealdade” entre corruptos, que concorda com o tráfico de influência ou com a ideia de que o que vale é extrair vantagem em tudo, acaba por se corromper também.

Dessa forma, compactuando com um mundo de vãs facilidades, de um ideal negativo, onde a moral e a ética representam uma barreira para a prosperidade e o sucesso, predominando um espírito de competição a chaga cancerosa que vai destruindo o sentido espiritual e o significado social e moral da profissão advocatícia.

Espera-se que este Artigo possa contribuir para o bem da advocacia e da própria sociedade, nesse momento em que, por vezes, com a inversão de valores, a falta de ética confundem os entendimentos, a distinção entre a bem e o mal, entre o belo e o feio, entre o justo e o injusto, entre a verdade e a mentira, esquecidos de que a Ética, Amor se confundem.

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado