Trimestralmente, o Banco Central publica o Ranking de Qualidade de Ouvidorias, contendo os índices de qualidade das instituições ou conglomerados que possuem, no período de referência, no mínimo, quinze reclamações registradas no BC e quinze respostas apresentadas pela ouvidoria.
Recentemente, foram apresentados os dados referentes ao 2º trimestre de 2021. O Banco do Nordeste garante a liderança no ranking, com avaliação de 4,92 (o valor máximo possível é 5).
No ranking de reclamações, entre as 10 instituições financeiras avaliadas com maior número de clientes, o Banco do Nordeste ocupou a penúltima posição, ou seja, uma das instituições com menos reclamações julgadas procedentes pelo Bacen.
Por nota, o banco informou que o resultado nos rankings de qualidade e de reclamação das ouvidorias administrados pelo Bacen reafirma o compromisso do banco em buscar a excelência no atendimento e melhores produtos e serviços ofertados à sociedade.
Além do Banco do Nordeste, também aparecem no ranking divulgado pelo Bacen as seguintes instituição financeiras: Votorantin (2ª colocação com avaliação 3,99), Caixa Econômica Federal que é a 3ª colocada, com avaliação de 3,93, Banco do Brasil, com avaliação de 3,59 (4ª colocada), Itaú, com avaliação de 3,28, ocupando a 5ª colocação.
Entre os critérios analisados pelo Bacen para elaboração do ranking estão prazo médio de respostas às reclamações de clientes feitas no Sistema de Registros de Demandas do Cidadão, o RDR, a qualidade da resposta fornecida ao reclamante, eventuais reclamações sobre a Ouvidoria do próprio BNB e a participação da instituição no site consumidor.gov.br.