Projetos de alunos do SENAI Ceará são aprovados no Prêmio Otimista de Inovação

O Projeto Jaip Sensor, de Juazeiro do Norte, e o Projeto Ecoplacas e Lustraeco, de Sobral, avançaram para a segunda fase, na qual deverão enviar um vídeo pitch apresentando cada ideia.
O Projeto Jaip Sensor, de Juazeiro do Norte, e o Projeto Ecoplacas e Lustraeco, de Sobral, avançaram para a segunda fase, na qual deverão enviar um vídeo pitch apresentando cada ideia.

Dois projetos de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) foram selecionados para a primeira fase da primeira edição do Prêmio Otimista de Inovação, que tem como objetivo aproximar, dar visibilidade e reconhecer méritos dos sujeitos do ecossistema de inovação tecnológica do Ceará. 

O Projeto Jaip Sensor, de Juazeiro do Norte, e o Projeto Ecoplacas e Lustraeco, de Sobral, avançaram para a segunda fase, na qual deverão enviar um vídeo pitch apresentando cada ideia. Os projetos participaram da Saga da Inovação e do Programa Pré-Aceleração do SENAI Ceará. 

A Saga da Inovação trabalha a capacitação dos alunos SENAI para colocarem suas ideias de negócios no mercado de forma rápida e consistente por meio de mentorias com especialistas do mercado em áreas como tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças, jurídico e para a formação de equipes empreendedoras que poderão tornar-se startups, além de fornecer a infraestrutura adequada. 

Os projetos escolhidos passam a ter apoio e mentoria necessários para validação do negócio/produto e experiências diferenciadas na jornada empreendedora. No “Desafio de Ideias – Grand Prix Escolar”, primeira etapa da Saga, é realizada uma maratona de inovação, na qual os alunos do SENAI trabalham durante 16 horas na elaboração de propostas para solucionar os desafios da realidade da indústria. 

Esses desafios são a base para geração de soluções inovadoras, com prototipagem, validação e construção de negócios inovadores de impacto e possibilidade de futuros projetos de pesquisa aplicada.

Já na segunda etapa, no “Desafio SENAI de Projetos Integradores”, a ideia se transforma em projeto, composto por canvas de modelo de negócios, protótipo e apresentação em formato de pitch. 

A reta final da Saga é no “Desafio de Soluções Inova SENAI”, onde são captados e premiados projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiro.

O Pré-Acelera SENAI é o passo seguinte à Saga da Inovação, levando alunos e corpo docente a melhorar as soluções criadas para problemas reais da indústria, por meio da capacitação para colocarem suas ideias no mercado de forma rápida e consistente através de mentorias com especialistas nas áreas de tecnologia, negócios, investimentos, contabilidade, finanças e jurídica. 

Nessa fase, os participantes têm acesso à infraestrutura dos SENAI LABs, espaços colaborativos instalados em cada unidade do SENAI Ceará, para fase de prototipagem. O Prêmio tem como balizadores os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). 

A iniciativa pretende premiar negócios (startups) cearenses de base tecnológica que tenham produto, serviço ou projeto inovador e de impacto socioambiental. O resultado da segunda fase do Prêmio Otimista de Inovação será divulgado até 17/8, nas plataformas do Grupo Otimista. 

Na terceira e última fase, as startups classificadas deverão apresentar o projeto em pitch diretamente para os jurados, durante evento, no dia 28/8. Os vencedores, além de terem atestada a qualidade de seus projetos, também ganharão capacitações e consultorias ofertadas pelos parceiros do Prêmio Otimista de Inovação.

 

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado