Empreendedor potiguar desenvolve startup voltada à transformação social de diaristas

A startup oferece um ambiente de capacitação e qualificação para as mulheres cadastradas como microempreendedoras individuais (MEI), denominadas como ‘Embaixadoras do Bem-estar’.
A startup oferece um ambiente de capacitação e qualificação para as mulheres cadastradas como microempreendedoras individuais (MEI), denominadas como ‘Embaixadoras do Bem-estar’.

Com o objetivo de criar um aplicativo que pudesse viabilizar a prestação de serviços e promover a transformação social de diaristas, o engenheiro químico de Natal/RN, Lucas Mateus Dantas Maia, criou a startup Tidmo, no ano de 2019. 

A startup oferece um ambiente de capacitação e qualificação para as mulheres cadastradas como microempreendedoras individuais (MEI), denominadas como ‘Embaixadoras do Bem-estar’. Lucas concluiu Engenharia Química na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2017, e durante o curso aproveitou as oportunidades. 

FIEC
Ouvidor Online
rpb-1
pw-1
FIEC
ci-1
rpb-1
rpb-1

“Fui muito curioso, participei de tudo que me ofereciam, como: laboratórios, chão de fábrica com estágio, intercâmbio e Empresa Júnior. Neste último, comecei a adquirir a aptidão por empreender. Em 2018, lançamos o primeiro protótipo da nossa empresa, mas a operação iniciou-se mesmo em janeiro de 2019”, lembra.

Atualmente, a startup possui cerca de 80 diaristas vinculadas ao aplicativo desenvolvido por Lucas em parceria com o sócio e amigo de faculdade André Jales Henriques da Costa. A ideia inicial, inclusive, nasceu na casa do pai de André, em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa. 

“Precisávamos de um encanador para consertar o chuveiro. Como não conhecíamos ninguém na cidade, tivemos dificuldade de encontrar um profissional seguro e confiável. A partir disso, comecei a pensar em como as pessoas resolviam essa questão em Natal”, disse Lucas.

Eles optaram pelo serviço de faxina porque perceberam que havia mais recorrência. “Imagina chegar em casa e ver louça pra lavar, casa pra arrumar? A sensação é completamente diferente quando depois de um dia cansativo e corrido, você só precisa tomar banho e deitar na sua cama arrumada, com a casa limpa”, destacou.    

O objetivo dos sócios era beneficiar de forma justa e segura os dois lados desta prestação de serviço. Todas as profissionais da Tidmo garantem benefícios e auxílios, pois como MEI mantém uma relação de parceria com a empresa e profissionalização pela padronização dos serviços, precificação justa e autonomia para escolher o dia e horário de trabalho.

A plataforma digital da empresa permite que as prestadoras de serviço realizem o cadastro e acessem as oportunidades de trabalho. Após aprovadas, ficam disponíveis para os agendamentos das faxinas (com ou sem produtos de limpeza inclusos) e serviços de passar roupas, por exemplo.

Na capital do Rio Grande do Norte, a empresa possui pontos de apoio para as “Embaixadoras”, num coworking e no Sebrae, que oferecem todo o suporte para essa relação. “Nesses espaços fazemos, também, a entrega de fardamentos e de produtos de limpeza”, disse Lucas. 

Segundo ele, há uma relação muito estreita entre a empresa e o Sebrae. “Por três anos consecutivos, conquistamos o edital de aceleração do Sebrae como uma das empresas de impacto social no Rio Grande do Norte”, comentou.

A plataforma surgiu e se estabeleceu em Natal, mas vem ganhando outros espaços, a exemplo da Paraíba. “A Tidmo vem crescendo mês a mês na grande João Pessoa. A perspectiva é que estejamos em outras duas capitais até o final de 2021”, disse o empreendedor potiguar.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui