Febraban aponta que 57% dos brasileiros não conhecem o Open Banking 

O open banking é um sistema que promete aumentar a concorrência no sistema bancário e está sendo implementado no Brasil pelo Banco Central (BC).(Foto de Monstera no Pexels)
O open banking é um sistema que promete aumentar a concorrência no sistema bancário e está sendo implementado no Brasil pelo Banco Central (BC).(Foto de Monstera no Pexels)

A Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE) realizou um levantamento sobre o quanto prosseguimento das medidas sanitárias e do isolamento social e o ritmo de vacinação influenciam a perspectiva do brasileiro sobre a economia e como é vista a ação dos bancos e o lançamento do Open Banking. 

O open banking é um sistema que promete aumentar a concorrência no sistema bancário e está sendo implementado no Brasil pelo Banco Central (BC). De acordo com este levantamento, 57% dos brasileiros sequer conhecem esse sistema. A pesquisa foi divulgada no mesmo dia em que o Banco Central adiou o calendário de implementação do open banking no país. 

A 2ª fase do projeto, que permitirá o compartilhamento de dados financeiros entre instituições concorrentes, começaria no dia 15 de julho, mas passará para 13 de agosto. Além apontar que mais da metade do brasileiros não conhecem o sistema, o levantamento da Febraban mostrou ainda que 41% dos brasileiros já ouviram falar sobre o open banking. 

Ainda de acordo com o estudo da Febraban, 45% dos brasileiros expressaram uma opinião positiva depois de serem informados de que se trata de “um sistema em que a pessoa autoriza o compartilhamento dos seus dados e seu histórico financeiro entre bancos que desejar, de forma que o setor bancário possa conhecer o perfil do cliente e oferecer-lhes novos produtos e serviços mais personalizados”. 

No entanto, outros 20% consideram negativo e 28% falaram que não é nem positivo, nem negativo. Com isso, o potencial de adesão ao open banking ainda é baixo, segundo a Febraban. No estudo, apenas 16% das pessoas falaram que vão aderir “com certeza” ao sistema e 30% afirmaram que não pretendem permitir o compartilhamento de dados financeiros. Outros 46% ainda avaliam a adesão ao open banking.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado