FIERN e senado tratam sobre parceria do SENAI-RN no Projeto Escolas Solares

‘Escolas Solares’, um projeto pioneiro no Brasil – que será lançado oficialmente em breve – e irá implantar laboratórios didáticos de energia solar fotovoltaica em instituições de ensino.(Foto: FIERN)
‘Escolas Solares’, um projeto pioneiro no Brasil – que será lançado oficialmente em breve – e irá implantar laboratórios didáticos de energia solar fotovoltaica em instituições de ensino.(Foto: FIERN)

O setor de energia solar fotovoltaica se prepara para dar um passo importante no Rio Grande do Norte, ao aliar a difusão de conhecimento com a instalação de unidades de microgeração distribuída em escolas da rede pública estadual. 

Essa é a proposta do ‘Escolas Solares’, um projeto pioneiro no Brasil – que será lançado oficialmente em breve – e irá implantar laboratórios didáticos de energia solar fotovoltaica em instituições de ensino. O tema foi tratado, na última segunda-feira (12), em reunião do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, com o senador Jean-Paul Prates, na Casa da Indústria.

Proposto pelo mandato do senador, que destinou R$ 1 milhão em emenda parlamentar -, o projeto será executado em parceria com o SENAI-RN, por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, o ISI-ER.

Ao todo, treze escolas da rede de ensino estadual receberão os laboratórios que contam com uma mini usina solar fotovoltaica de 5 kWp (quilo watt pico), além de incluir na grade curricular conceitos teóricos nas disciplinas básicas de Matemática, Física e Geografia aplicadas às tecnologias de geração de energia elétrica a partir desta fonte de energia renovável.

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância da iniciativa que, em breve, será lançada oficialmente e terá repercussão no Rio Grande do Norte podendo ser replicado em outros estados. “É importante discutir energias renováveis e projetos como esse do senador para ajudar no desenvolvimento do estado. O SENAI tem expertise, por meio do ISI-ER e do CTGAS-ER, para a instalação das usinas, desenvolvimento de pesquisa, bem como na capacitação de pessoal”, disse.

No primeiro ano, o projeto irá beneficiar mais de 1.500 alunos, que terão oportunidade de aplicar os conhecimentos apreendidos em sala de aula e colocar na prática. O projeto também ajudará a despertar nos alunos o gosto pela ciência ao tempo que estimula para profissões de uma das áreas econômicas mais importantes do Estado, o setor de Energias Renováveis.

As ações do projeto ocorrerão em Natal, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Nova Cruz, Alto do Rodrigues, Macau, Pendências, Currais Novos, Mossoró, Apodi, João Câmara e Caicó.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado