Mulheres em cena, mas sem Palma de Ouro – Por Jeane Meire

O Piano - Romance de 1993. escrito e dirigido pela neozelandesa Jane Campion.
O Piano - Romance de 1993. escrito e dirigido pela neozelandesa Jane Campion.
*Coluna Semanal  – Por Jeane Meire – 10/07/21
MEC oferece 117 cursos online gratuitos 
O Ministério da Educação está oferecendo 117 cursos gratuitos e online (EAD) com certificado através da plataforma AVAMEC – Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. Não há processo seletivo e nem limite de vagas. Todos os cursos têm certificação ao final. Após ser aprovado, o próprio estudante emite o documento via web. Os cursos oferecidos são em diversas áreas como Esporte, Estatística, Administração, Língua Inglesa, Matemática, Saúde, Português, Produção de Texto, Recursos Digitais, Tecnologias de Informação e Comunicação, Ética, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Pensamento Computacional e  outros. Os interessados podem se inscrever no link.
Engenharia Aeronáutica
O Portal Engenharia Aeronáutica oferece seis cursos online completamente gratuitos do segmento. Caso o interessado queira apenas assistir aos conteúdos para ampliar conhecimentos, tudo é acessível gratuitamente. Se o aluno desejar a emissão de certificado pela conclusão dos estudos, pode desembolsar R$97,00 para o pacote dos seis cursos. Os seis cursos disponibilizados gratuitamente pelo Portal Engenharia Aeronáutica são: Introdução à Engenharia Aeronáutica; Aerodinâmica Teórica; Aerodinâmica – Edição SAE Brasil Aerodesign; Estruturas de Aeronaves;  Propulsão Aeronáutica; Desempenho de Aeronaves. Para acessar a página dos seis cursos gratuitos, clique aqui
Personagens femininas marcantes em Cannes
Depois de usar atentados – em Oslo ou Paris – como pano de fundo para desenvolver suas ficções, o diretor norueguês Joachim Trier – parente distante de Lars von Trier – volta à seleção oficial de Cannes pela segunda vez com “Julia (em 12 capítulos) ”.
Tesouro restaurado: Na sessão paralela Cannes Classics, os cinéfilos ganharam um presente com “Tsuki wa noborinu” (a lua subiu ao céu, em tradução livre), de 1955, dirigido por Kinuyo Tanaka, considerada uma das maiores atrizes do cinema japonês.
Religiosa lésbica do século 17: Num outro extremo da figura feminina, o diretor holandês Paul Verhoeven apresenta a sua versão sobre Benedetta Carlini, uma religiosa do século 17, que viveu em Pescia, na Itália. A igreja abriu um processo contra Benedetta, no qual consta que ela teria tido um caso com uma outra freira. A Itália do filme, mergulhada na peste, faz uma estranha referência ao mundo atual, afligido pela pandemia. 
Bastidores
Apesar de as mulheres estamparem as telas, por trás das câmeras as coisas mudam. Em 2018, embaladas pelo movimento #Metoo, mais de 80 mulheres de cinema subiram no tapete vermelho do festival para pedir mais equidade de gênero. Em 2021, dos 24 filmes selecionados, apenas quatro foram dirigidos por mulheres. Em 73 edições do evento, apenas uma mulher recebeu a Palma de Ouro – Jane Campion, em 1993, por “O Piano”.

O “Piano”

The Piano é um drama romântico de 1993, escrito e dirigido por Jane Campion. Estrelado por Holly Hunter, Harvey Keitel, Sam Neill e Anna Paquin, o filme é ambientado em meados do século 19 e conta a história de uma escocesa muda que viaja com a filha para uma parte remota da Nova Zelândia com o objetivo de cumprir seu casamento arranjado com um neozelandês.

O Piano foi um sucesso comercial e de crítica, e arrecadou 140 milhões de dólares em todo o mundo, contra um orçamento de 7 milhões. Além do Palma de Ouro no Festival de Cannes, a obra ganhou três Oscars de oito indicações em março de 1994: Melhor Atriz para Hunter, Melhor Atriz Coadjuvante para Paquin e Melhor Roteiro Original para Campion. 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Economic News Brasil.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado