Consumo de comida por meio de apps cresceu 66%, no Nordeste 

Diante desse cenário, os serviços de delivery têm sido aliados no cotidiano, antecipando, inclusive, uma tendência esperada pelo mercado.
Diante desse cenário, os serviços de delivery têm sido aliados no cotidiano, antecipando, inclusive, uma tendência esperada pelo mercado.

Seja pela ausência de uma rede de apoio, por falta de tempo, conhecimento ou ainda devido às questões históricas e culturais, o brasileiro na pandemia foi em busca de segurança, praticidade e qualidade para não abrir mão de uma boa alimentação. Diante desse cenário, os serviços de delivery têm sido aliados no cotidiano, antecipando, inclusive, uma tendência esperada pelo mercado.

Pesquisas realizadas na região Nordeste pelo Ipsos (qualitativa) e pelo Datafolha (quantitativa) apontaram que 66% da população aumentou a frequência de pedidos de comida por meio de aplicativos, durante a pandemia. Ambas as pesquisas foram encomendadas pelo app de delivery 99Food.

O estudo buscou conhecer os hábitos das pessoas em relação à alimentação e identificar quem são os que cozinham e o papel do delivery na vida dessas mesmas pessoas. Também identificou quando e por que o delivery é utilizado, possibilitando compreender os perfis e hábitos dentro dos apps.

A pesquisa mostrou que o uso de aplicativos foi aprovado pelos consumidores, já que 68% dos entrevistados informaram que, mesmo após o fim da pandemia, pretendem manter os pedidos de comida por app. Já 13% dos nordestinos entrevistados planejam ampliar a utilização no futuro.

Outro dado que impressiona diz respeito a um outro novo público dos deliveries, que inclui as pessoas acima de 60 anos. O índice de uso por eles, em todo Brasil, nesse período é de 80%. 

Por serem considerados grupo de risco, os idosos tiveram que redobrar os cuidados desde o início da pandemia, o que implicou no isolamento social mais severo, razão pela qual podem ter aderido à tecnologia para receber comida em casa.

Segundo o estudo, 50% dos entrevistados disseram que utilizam os apps para comer algo diferente, que saia da rotina. Já 28% pedem pratos para não ter que sair de casa. Os pedidos durante o jantar representam 38%, enquanto os pedidos durante o almoço somam 35% (a maior porcentagem entre as regiões). Ainda segundo a pesquisa, o ticket médio por pessoa é de R$ 21,38 durante a semana e R$ 23,93 aos fins de semana. Trata-se da menor média de gastos entre todas as regiões. 

Considerando o Brasil inteiro, entre as principais razões para pedir delivery estão comer algo diferente e que saia da rotina (48%); Comer algo específico sem ter de cozinhar (43%); Praticidade (33%); Não precisar cozinhar (31%); E não precisar sair de casa (25%). 

Os pedidos durante o almoço já representam 28% de segunda a sexta-feira e 26% aos fins de semana. Do total de entrevistados, 50% pedem para comer refeições especiais que não conseguem cozinhar.

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