Setor de estruturas metálicas tem crescimento de 25% e impulsiona empresas a baterem recorde de produção

Inserida neste contexto, a Brafer, empresa referência em estruturas metálicas no Brasil e em outros países da América e de outros continentes, chegou ao seu recorde de produção, após 45 anos de atuação – completados em 2021.
Inserida neste contexto, a Brafer, empresa referência em estruturas metálicas no Brasil e em outros países da América e de outros continentes, chegou ao seu recorde de produção, após 45 anos de atuação – completados em 2021.

Desde 2019, o setor brasileiro de estruturas em aço tem registrado aumento perante os cinco anos anteriores. Segundo a pesquisa “Cenário dos Fabricantes de Estruturas em Aço”, do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) – entidade gerida pelo Instituto Aço Brasil – em parceria com a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), naquele ano, o crescimento foi de 25,9%, destacando obras de energia eólica, solar e torres de transmissão, além de edificações industriais. 

De lá pra cá muita coisa mudou e a instabilidade do cenário econômico, que balançou os pilares de atividades importantes no país, continuou a trazer oportunidades para as estruturas metálicas. Na contramão da crise, o setor da construção civil que, de acordo com a ABCEM, é responsável por consumir 34% de aço no Brasil, também continuou em ascensão, seja por fazer parte das atividades consideradas essenciais, como também por oferecer a infraestrutura que, mais do que nunca, o país necessita. 

Inserida neste contexto, a Brafer, empresa referência em estruturas metálicas no Brasil e em outros países da América e de outros continentes, chegou ao seu recorde de produção, após 45 anos de atuação – completados em 2021. Durante a pandemia, a indústria registrou um faturamento que teve um incremento de 40% no comparativo com 2019 e ultrapassou a faixa de R$420 milhões. 

Somente no setor de galvanização, que antes da pandemia tinha apenas dois turnos, o crescimento foi de 30%, aumentando também a quantidade de turnos e, consequentemente, de contratação. A Perfiminas, por sua vez, que é uma empresa afiliada ao grupo localizada em Juiz de Fora/MG, praticamente quadruplicou o crescimento desde que foi fundada, em 2017, e em 2020 fabricou e beneficiou cerca de duas mil toneladas de aço por mês.

O presidente e fundador da empresa, Marino Garofani, explica a que se deve o expressivo resultado. “A Brafer vinha estimando, desde 2016, entradas em novos mercados e também um crescimento gradual e anual. A pandemia afetou a empresa, principalmente no que é relacionado ao valor do aço, porém, graças ao fato de trabalharmos com atividades essenciais como infraestrutura, energia, construção civil, e outros, pudemos manter e até mesmo expandir nossa atuação. Vale ressaltar que todos os protocolos sanitários foram seguidos”, comenta o engenheiro Garofani.

Receba as últimas notícias do Economic News Brasil no seu WhatsApp e esteja sempre atualizado! Basta acessar o nosso canal: CLIQUE AQUI!

conteúdo patrocinado

MAIS LIDAS

conteúdo patrocinado
conteúdo patrocinado