O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Pernambuco (Creci/PE) está modernizando o sistema de gestão da sua Ouvidoria, o canal de comunicação direto que facilita e assegura o relacionamento democrático entre a instituição e o cidadão, sem burocracia.
A digitalização deste setor está em fase de implantação e, após sua conclusão, trará mais transparência e muitos outros benefícios. O ouvidor do Creci/PE, Caio Orrico, conta que o que levou o Conselho a aderir à digitalização através do novo sistema da ouvidoria foi “a necessidade de poder melhor atender ao público, o nosso gerador de demanda, que no caso é o corretor de imóveis e a população em geral, e para que a sociedade também consiga acompanhar o processo”, informa o ouvidor concluindo que “por meio do sistema, os usuários terão um acesso mais fácil e poderão solucionar dúvidas de uma forma automatizada”.
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Com a implantação será possível reduzir custos e aumentar a eficiência desobstruindo as ligações telefônicas, oferecendo uma outra forma de atendimento mais rápida e eficaz, e será uma forma de manter a segurança dos usuários neste momento de pandemia. “A gente tem que seguir todo um protocolo sanitário, de saúde. Então, quanto menos pessoas possíveis dentro da ouvidoria, melhor”, explica o ouvidor.
Entre outras necessidades de implantação do novo sistema estão a necessidade de atender as leis federais n° 12.527/2011, 13.460/2017 e 13.709/2018 (LGPD), oferecer mais comodidade ao profissional corretor de imóvel, além de que grande parte dos inscritos são idosos ou pertencentes a algum grupo de risco, evitando que tenham a necessidade de sair de sua residência ou imobiliárias para o atendimento presencial.
Além da necessidade de informatização do processo de trâmite das demandas, geração de protocolos e cumprimento de prazos, que antes eram em sua totalidade realizadas de forma manual, agora toda gestão será digital seu uso de papel do início ao fim do seu tratamento.
“Identificando assim os setores mais sobrecarregados, regiões em que se faz presente uma fiscalização mais eficaz, deficiências em nosso sistema de atendimento, entre outros”, informa o ouvidor do Creci/PE ao Economic News Brasil.
Além do beneficio da digitalização, a plataforma trará outros pontos muito importantes para a gestão estratégica da instituição, através dos mais de 20 (vinte) tipos de relatórios produzidos em tempo real pelo software. Após a abertura de cada protocolo, será enviado o código por SMS e e-mail ao usuário solicitante do serviço e distribuído automaticamente ao setor competente da instituição para a agilização da resposta.
O Conselho Federal dos Corretores de Imovéis (Cofeci) já utiliza a mesma solução tecnológica agora adotada pelo seu regional no Pernambuco.
Tecnologia
Para disponibilizar o novo canal digital da ouvidoria, o Creci/PE adotou a plataforma Ouvidor Online da Rede Participar Brasil de Tecnologia. A empresa atua em todos o país, sendo seus produtos utilizados por instituições privadas e públicas, conselhos profissionais, prefeituras, câmaras municipais, autarquias, sistema S, times de futebol e outros.
A contratação já foi realizada e o processo está na última fase da implantação, etapa que todos os colaboradores estarão recebendo capacitação para a operação do software. Sua disponibilização à sociedade ocorrerá já na próxima semana.